Angelo Pais: “o líder precisa estar atento às questões culturais e comportamentais da sociedade”
A vitória do gerente operacional da Emidio Pais, Angelo Pais, na categoria Líder em Acabamentos, do Prêmio Líder Empresarial, deve-se, segundo ele, a um conjunto de ações compartilhada com toda a equipe. Isso porque, na empresa, as pessoas sempre são inseridas nos processos de inovação, logística, encantamento e bom atendimento, refletindo, assim, nos parceiros, profissionais da área de arquitetura e design e clientes.
Em 2023, a empresa comemora 65 anos de atuação, o que torna o reconhecimento da liderança de Angelo ainda mais especial. Conheça mais sobre esse líder na entrevista a seguir.
O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você pratica?
Ser líder é entender com a mesma profundidade as pessoas e a empresa. É saber que a organização tem sua visão e seus propósitos, da mesma maneira que cada indivíduo. Eu, como líder, tenho o papel de conciliar as duas aspirações, levando todos para o mesmo caminho.
Liderança também é verdade. Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e valores inegociáveis?
Minha verdade é a coerência dos valores que recebi da minha família. Meu avô sempre deixou claro para nós que só conseguiremos alguma coisa se batalharmos muito de forma honesta e justa. Assim, os valores que são inegociáveis para mim são a honestidade e a justiça.
Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder?
Minha grande inspiração é o desejo de levar a Emidio Pais para um próximo nível, respeitando a tradição da empresa, que em 2023 fará 65 anos. Tenho muito orgulho de continuar o que meu avô Emidio Pais começou em 1958. Quero ser visto como um líder que tem a tradição, mas que enxerga o futuro com grandes oportunidades e inovações e que surpreenderá a todos sempre.
Qual o papel do líder na criação e manutenção de um ecossistema saudável, diverso e criativo na organização?
O líder é aquele que inspira, realizando provocações que levem a organização a sair da zona de conforto, com o objetivo de um desenvolvimento em conjunto da empresa e das pessoas, buscando entender a tênue relação entre autonomia, controle, processos e resultados.
Quais são as boas práticas da sua governança?
Comunicação, compromisso e disciplina.
A quais pautas o líder precisa estar atento nestes tempos?
Por conta das mudanças constantes que o mundo vem passando, que estão sendo cada vez mais rápidas, o líder precisa estar atento às questões culturais e comportamentais da sociedade, pois elas influenciam diretamente no comportamento de compra das pessoas.
Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?
Mediar os interesses de todos envolvidos com a empresa, sejam eles colaboradores, diretoria, fornecedores, clientes e, com isso, ganhar a confiança necessária para realizar mudanças.
Em uma palavra: ser líder é… inspirar.