Artigo | 70 vezes obrigado!

Por André Dias, superintendente de Rede da Record

Em 2023, a Record completou 70 anos. Uma data histórica para a radiodifusão no Brasil. Chegamos até aqui com muito a agradecer aos nossos milhões de telespectadores espalhados pelo mundo.

Desde a noite de estreia, em 23 de setembro de 1953, quando a televisão brasileira ainda dava seus primeiros passos, até agora, quando já é possível assistir a nossa programação não só pelo modo convencional, mas pela tela de um celular, tablet ou ainda pela TV conectada, nossos telespectadores são parte indissociável de nossa trajetória e viveram conosco momentos inesquecíveis.

A Record sempre esteve presente na vida do brasileiro, com a teledramaturgia, programas musicais, coberturas jornalísticas e de eventos esportivos, produções que continuam a ter espaço entre as principais e mais importantes recordações dos telespectadores.

Nos anos 50, destacamos a participação de grandes nomes internacionais na programação do canal, ícones como Nat King Cole, Ella Fitzgerald e Louis Armstrong. Foi também o período de pioneirismo, com a primeira transmissão de um jogo de futebol na TV, uma partida entre Santos e Palmeiras.

Nenhuma outra grande emissora de TV do Brasil, nos anos 60, deu tanta importância à música popular brasileira quanto a Record, que produziu os famosos festivais e programas diferenciados, como o “Show do Dia 7”. E ainda tivemos “A Família Trapo” e “Praça da Alegria”, verdadeiros clássicos do humor da televisão.

Alguns momentos foram difíceis também, como a década de 70. Mas se esse período foi complicado, os anos 80 foram de transição: o controle, que antes pertencia a Paulo Machado de Carvalho, passou a ser do empresário Edir Macedo. A Record passou então por uma profunda reestruturação organizacional e um plano de revitalização econômico-financeira foi implementado, trazendo novo fôlego e promovendo o retorno dos investimentos realizados tanto em mão de obra qualificada quanto em tecnologia.

Atualmente, a emissora se caracteriza por uma programação em que se destacam programas que mesclam entretenimento com informação, caso do “Hoje em Dia” e do “Hora do Faro”. Séries bíblicas, como “Reis” e “Jezabel”, além de novelas do mesmo gênero, “Os Dez Mandamentos”, “Jesus”, “Gênesis” e “Amor sem Igual”, entre tantas outras., conquistaram o público no Brasil e no mundo.

Mobilizamos milhares de fãs, que acompanham ansiosos nossa linha de reality shows, com atrações como “A Fazenda” e “A Grande Conquista”, que mexem com as redes sociais e estão sempre entre os assuntos mais comentados nos meses em que são exibidos.

E o que falar do nosso jornalismo! Atualmente, são mais de 100 horas de atrações semanais ao vivo, com notícias veiculadas com transparência, o que garante ao canal uma credibilidade conquistada ao longo de décadas.  Na Record, fazemos um jornalismo de verdade!

Nestas sete décadas, vivemos e contamos muitas histórias. Acompanhamos juntos mudanças tecnológicas e transformações da sociedade. Expandimos nosso alcance e, hoje, nos quatro cantos do Brasil, todos podem acompanhar nossa programação. Estamos presentes em mais de 150 países, levando nossa cultura para muito além de nossas fronteiras.

Construímos memórias, geração após geração. Fizemos e vamos continuar a fazer história. A você, nosso telespectador, nosso agradecimento por estar conosco nesta jornada. 70 vezes obrigado!

 

 

Patrocínio