Bento Venturim: “o líder é o espelho para toda a equipe”

Bento Venturim, presidente do Sicoob ES | Foto: Joacir Azeredo

O presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, acredita que sua vitória como Líder em Instituição Financeira na edição 2022 do Prêmio Líder Empresarial representa o reconhecimento da atuação pautada na união de pessoas em busca de objetivos em comum, que é o que rege o cooperativismo.

“A vitória de um líder é a soma dos esforços conjuntos de toda uma equipe. Quando temos essa premissa em mente, passamos a trabalhar de maneira uniforme e coletiva em prol da busca de resultados positivos para todos”, ressalta.

Conheça mais sobre o estilo de liderança de Bento Venturim nesta entrevista.

 

O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você prática?

Ser líder é inspirar e se colocar à frente para o que der e vier, gerando segurança para todos os liderados. Gosto sempre de usar o exemplo como forma de motivar e apresentar novas opções e posições para a concretização de um bom trabalho. Além disso, é preciso delegar funções para que os talentos sejam aproveitados em seu máximo.

 

Liderança também é verdade. Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e valores inegociáveis?

Minha verdade é atuar sempre, seja no campo profissional ou pessoal, seguindo os valores que pautam uma vida harmoniosa em sociedade. Por isso, acredito e pratico sempre a empatia, a bondade, a justiça e a franqueza, dentre tantas outras atitudes necessárias para uma convivência.

 

Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder?

Hoje, minha família me inspira a buscar o melhor de mim todos os dias. Dessa forma, procuro ser reconhecido como um homem que faz mudanças positivas, mesmo que singelas, dia após dia.

 

Qual o papel do líder na criação e manutenção de um ecossistema saudável, diverso e criativo na organização?

O líder é o espelho para toda a equipe. É por meio de uma gestão saudável e participativa que é criado um ambiente de inovação, construção coletiva e alcance de resultados satisfatórios. Como líderes, cabe a nós sermos esse instrumento que vai impulsionar e contribuir para a chegada a níveis ainda mais elevados de competitividade e eficiência.

 

Quais são as boas práticas da sua governança?

A confiança na equipe e a promoção da equidade entre os colaboradores. Dessa forma, são formados novos líderes e valorizados os recursos humanos, propiciando também diversidade, empoderamento dos quadros e inovação em nossas cooperativas.

 

A quais pautas o líder precisa estar atento nestes tempos?

Primeiramente, deve se preocupar com o fortalecimento da cultura organizacional, assim como com a promoção de um ambiente harmônico e acolhedor para os colaboradores. Depois, com a atuação da instituição em pautas atuais e extremamente necessárias como a preservação do meio ambiente, a promoção da diversidade e a contribuição social nos locais em que a organização está inserida. Esses itens estão alinhados ao conceito moderno de ESG, que, embora recente, é praticado por nossas cooperativas desde que foram criadas. Está em seu DNA.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

Meu maior desafio é me manter atualizado e atento às demandas e pautas atuais, que seguem em rápida e constante mudança. Minha maior conquista é ter contribuído para a construção dos marcos regulatórios das cooperativas de crédito, em nível nacional, auxiliando na criação de leis e preceitos que regem essas instituições, tão importantes para a nossa economia e para a inclusão financeira no país.

 

Em uma palavra: ser líder é… cooperar.

 

Patrocínio