Bento Venturim: “papel do líder é ser elo entre passado e futuro”
O Sicoob foi reconhecido como o Maior Grupo Empresarial do Espírito Santo em 2023 e em 2024, de acordo com o Patrimônio Líquido, pelo Anuário IEL 200 Maiores e Melhores. O sistema regional dobra de tamanho a cada três anos desde 2008 e foi considerado o melhor lugar para se trabalhar na pesquisa GPTW no Espírito Santo, ficando em quinto lugar no país, neste ano.
Em 2024, o Sicoob ES celebra 35 anos de atuação e, ao longo do ano, o sistema regional ampliou sua presença com a inauguração de nove novos pontos de atendimento em diversas localidades. Atualmente, são 197 pontos de atendimento, distribuídos em quatro estados.
O resultado que a cooperativa apresentou em 2023 (R$ 1 bilhão) permitiu ao Sicoob devolver quase R$ 600 milhões aos mais de 830 mil cooperados no Espírito Santo, considerando os juros ao capital e o rateio das sobras.
Presidente do Sicoob Central ES, Bento Venturim, foi eleito líder Empresarial nas categorias Cooperativa e Instituição Financeira. Confira mais sobre a liderança na entrevista a seguir.
Neste ano, Líder Empresarial tem como tema “Honrar o legado”. Que legado você já recebeu em sua vida? Por quem ele foi deixado? É um legado que te orgulha? Por quê?
O legado que recebi vem das gerações de imigrantes que ajudaram a construir o Espírito Santo, especialmente meu avô, Francesco Venturim, que veio da Itália aos oito anos; minha avó, Vitoria Perin, e meus pais, Euzaudino e Josefina Venturim. Eles trouxeram consigo a cultura do trabalho e a visão de que juntos poderiam criar uma vida melhor. Esse legado se refletiu em nossa história familiar e no desenvolvimento da cafeicultura, um setor que movimenta a economia do estado até hoje. Ter herdado esses valores de pioneirismo, coragem e proximidade com a comunidade é motivo de grande orgulho. Esse legado nos mostra que com trabalho e união é possível construir uma realidade melhor.
E qual legado você gostaria de deixar, seja para no campo profissional, pessoal ou para a sociedade?
Gostaria de deixar um legado que fortaleça o cooperativismo como caminho de desenvolvimento econômico e social, em sintonia com os valores de confiança e compromisso com o bem-estar das pessoas. Profissionalmente, desejo que o Sicoob ES continue promovendo a inclusão financeira e apoiando o crescimento de nossos associados e suas comunidades. Pessoalmente, procuramos deixar exemplos de integridade e empatia, valores que também consideramos fundamentais para a nossa sociedade. É importante que cada geração siga contribuindo para um futuro mais justo e solidário, inspirado pela trajetória dos que vieram antes de nós.
Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir?
O papel do líder é ser exemplo, ser um elo entre o passado e o futuro, preservando os valores que fundamentam a instituição e, ao mesmo tempo, promovendo inovação e desenvolvimento. O líder deve se esforçar para construir uma cultura de confiança e colaboração, garantindo que as conquistas do presente sejam sustentáveis para as próximas gerações. A construção de um legado depende da capacidade de formar novas lideranças que compartilhem essa visão para o crescimento coletivo.
A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?
Atribuo minha liderança ao compromisso com o propósito do Sicoob: conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade. Ser reconhecido por outros líderes é um incentivo importante, porque fortalece nosso trabalho e renova nossa responsabilidade de continuar evoluindo e promovendo impacto positivo, seja na vida dos nossos funcionários, seja para o associado, seja para a comunidade. Aprendemos uns com os outros e, nesse sentido, vamos ampliando o nosso entendimento sobre o que significa liderar com propósito, sempre buscando novas formas de gerar valor e nos fortalecermos.
Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado?
A liderança precisa integrar essas novas demandas de maneira consciente, mantendo o foco no bem-estar das pessoas e na sustentabilidade. O papel do líder é criar estratégias que unam inovação com responsabilidade, respeitando tanto os valores da instituição quanto as necessidades das pessoas e comunidades. No Sicoob, buscamos traduzir nosso propósito em ações concretas, alinhadas a quatro pilares: profissionais felizes, cooperados satisfeitos, resultados consistentes e impacto positivo na sociedade. Juntos, esses pilares formam uma base que orienta nossas ações enquanto líderes para nos adaptarmos às demandas sem perdermos a nossa essência.
Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é:
Ser exemplo e respeitar a história, agindo de forma responsável e cultivando um futuro de prosperidade coletiva com base em valores muito bem estabelecidos.