Danilo Barbosa: “é fundamental conhecer as habilidades individuais da sua equipe”

Danilo Barbosa, diretor operacional da Distriferro

O diretor operacional da Distriferro, Danilo Barbosa, está há quase 18 anos na empresa, tendo atuado nos setores de produção, logística, comercial e compras. Assim, adquiriu experiência e conhecimento para compreender o processo do início ao fim. Para ele, o fator preponderante para seu reconhecimento no Prêmio Líder Empresarial 2022 foi a própria marca Distriferro, que se diferencia no mercado por oferecer soluções personalizadas para os clientes. “Creio que minha forma de liderar, com uma gestão mais voltada para as pessoas, também tenha contribuído com a vitória”, acredita.

Saiba mais sobre o Líder em Conformação e Beneficiamento de Aço na entrevista a seguir.

 

O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você pratica? 

Ser líder é inspirar pessoas. Procuro liderar pelo exemplo, sempre atento às demandas da equipe para que possamos evoluir juntos e alcançar os objetivos de forma mais rápida e saudável.

 

Liderança também é verdade. Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e valores inegociáveis? 

Honestidade é um valor inegociável. Procuro também ser justo, respeitar as pessoas, ter humildade e empatia.

 

Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder? 

Minha família me inspira. É por eles que procuro ser melhor a cada dia. Quero ser reconhecido como um líder que atinge os objetivos da empresa priorizando o desenvolvimento das pessoas.

 

Qual o papel do líder na criação e manutenção de um ecossistema saudável, diverso e criativo na organização? 

É fundamental que o líder conheça bem as habilidades individuais da sua equipe para criação de um ambiente saudável. Além disso, delegar e incentivar a criatividade e a independência de cada um, buscando o desenvolvimento tanto individual quanto coletivo.

 

Quais são as boas práticas da sua governança? 

Procuro ser sempre honesto e transparente, dar feedbacks e ouvir a equipe.

 

A quais pautas o líder precisa estar atento nestes tempos? 

O mundo hoje é muito dinâmico, e precisamos estar atentos às novas tecnologias e tendências de consumo, procurando sempre inovar.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder? 

O maior desafio foi o início da pandemia em 2020, quando uma incerteza muito grande tomou conta do mundo. O cenário se desenhava para uma recessão, mas, pelo contrário, tivemos um crescimento considerável. Atravessar positivamente esse momento tão conturbado é motivo de muito orgulho.

 

Em uma palavra: ser líder é… inspirar.

Patrocínio