Eduarda Buaiz: “minha liderança é marcada pela humanização, valorização das pessoas e trabalho em busca de um propósito”
Aos 82 anos, a Buaiz Alimentos está sempre com novos lançamentos no mercado, seguindo sua estratégia de investir em pesquisas e inovação para desenvolver produtos alinhados às tendências e demandas do consumidor, aliando praticidade com qualidade.
Entre suas novidades mais recentes estão a Mistura Regina para Pão Caseiro, que torna mais fácil a produção de receitas de pães caseiros, com apenas 10 minutos de sova, podendo ser utilizada tanto para produção manual quanto em máquinas de pão; a Farinha de Trigo Regina para Pizza Fermentação Natural, produto com massa madre, que pode também ser utilizado para produção de calzone e focaccia, e a Mistura para Bolo Regina Cenoura, recheado com brigadeiro e coberto com o mais nobre chocolate ao leite da Le Chocolatier.
Eduarda Buaiz é vice-presidente da Buaiz Alimentos e foi eleita líder na categoria Indústria de Alimentos. Saiba mais sobre a gestora na entrevista a seguir.
O que ser líder representa para você, pensando em sua própria atuação, em seus liderados e no mercado?
Representa o reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de anos e que tem como principal foco as pessoas. Minha natureza é de valorizar as pessoas, de gostar de estar junto, de compartilhar desafios e resultados. Eu estou sempre presente, sou uma pessoa acessível, busco manter o diálogo com todos os setores e me esforço para que todos trabalhem em prol dos mesmos objetivos.
Quando o líder permite que todos se sintam parte da empresa, o engajamento e a dedicação vêm de uma forma muito mais orgânica, estabelecendo uma relação de parceria e uma gestão com resultados positivos. Esse perfil de liderança acaba sendo refletido para o mercado, com quem também estabeleço uma conexão e um diálogo permanente.
Neste ano, você foi considerado líder por meio de uma pesquisa realizada entre outros empresários. A que atribui a sua vitória entre esse público? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?
Ser eleita líder na categoria Indústria de Alimentos por empresários de outros setores passa pelo reconhecimento do desempenho da Buaiz Alimentos e do que tem acontecido na empresa nesse tempo em que assumi a liderança. Ou seja, atribuo a vitória ao trabalho que tenho desenvolvido junto a minha equipe. O líder tem a capacidade de atrair e guiar de forma inspiradora seus colaboradores e parceiros. Eu busco caminhar junto com minha equipe, demostrando que estamos no mesmo time e que a busca de resultados passa pela participação de cada um.
A que movimentos o gestor precisa estar atento dentro e fora das empresas para ser reconhecido como um verdadeiro líder?
É preciso estar atento à comunidade, ao seu entorno. É claro que cada vez mais temos que ter uma visão global, com foco em questões que devem permear nossas decisões como ambientais, econômicas e políticas. Mas o olhar para a sociedade em que estamos inseridos, à comunidade e aos nossos públicos mais próximos é fundamental. É preciso cada vez mais buscar ser líder nesse entendimento de que somos ligados, interdependentes.
Desde quando foi criada, a Buaiz Alimentos sempre teve essa relação muito próxima e afetiva tanto com seus colaboradores quanto com a sociedade. Tenho muito orgulho da atuação social efetiva da Buaiz Alimentos em toda a sua trajetória. Produzimos alimentos e atuamos sempre compartilhando o que produzimos, contribuindo com ações que apoiam famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. É preciso ter um propósito e ele precisa passar pelo bem do outro.
O líder é reconhecido como verdadeiro líder a partir do momento em que suas decisões afetam positivamente todo o ecossistema. Além dos investimentos em gestão de pessoas – que têm sido minha prioridade desde que assumi –, busco atuar em outras frentes para fazer crescer nossos parceiros e demais públicos com quem nos relacionamos. Temos exemplos práticos dessa liderança conectada com as demandas do mercado: somos parceiros da UVV e do Sindipães no curso Superior Tecnólogo de Panificação. Pelo convênio, nossa empresa subsidia parte da mensalidade de alunos e contribui para fortalecer o mercado de panificação com um todo. Temos parcerias com várias confeiteiras e chefs, proporcionado apoio na divulgação e no fortalecimento do trabalho deles, compartilhando conteúdo e receitas no nosso perfil no Instagram, realizando lives em feiras como Acaps, em que montamos uma estrutura de aula-show para elas se apresentarem, dando visibilidade àquilo em que acreditamos. Somos parceiros de padarias em todo o estado, não só fornecendo o produto, mas garantindo assistência dos nossos consultores técnicos em panificação para a equipe de produção das padarias. São apenas alguns exemplos da nossa atuação com foco na sociedade e no mercado que contribuem para reconhecer o perfil da minha liderança.
Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?
Na minha opinião, é ter foco nas pessoas, ter habilidade de ouvir e entender as particularidades de cada um. O líder de sucesso precisa demonstrar seu lado humano, ter humildade para mostrar que não tem respostas para tudo, ter resiliência e, principalmente, ter a capacidade de promover mudanças.
Minha liderança é marcada pela humanização, pela valorização das pessoas e pelo trabalho em busca de um propósito. Meu propósito como líder é que as ações têm que focar no bem de todos e que a gestão precisa ser participativa. Compreendendo que a empresa é feita de pessoas e que essas pessoas são o bem mais valioso que temos. Desde quando foi criada, a Buaiz Alimentos sempre teve essa relação muito próxima e afetiva com seus colaboradores. E minha liderança está muito alinhada a isso. No dia a dia, busco me inserir em diferentes áreas, conhecer as especificidades e desafios dos setores, ouvir os colaboradores e desenvolver uma política de gestão de pessoas voltada para o respeito e o crescimento de todos.
Desde que assumi, começamos uma consultoria robusta em gestão de pessoas junto ao Great Place To Work (GPTW), uma entidade global que desenvolve programas e certificação para companhias que busca excelência no ambiente de trabalho. Neste ano, pelo quinto ano consecutivo, conquistamos o selo GTPW, o que nos reconhece como uma empresa com excelente ambiente de trabalho. O selo é uma etapa de um projeto mais amplo, que busca avanços em diversos aspectos internos, como clima organizacional, remuneração, benefícios, oportunidade de crescimento, infraestrutura, transparência na gestão e autonomia dos colaboradores.
Quais são as competências e habilidades que você mais valoriza e esforça-se para incentivar no seu time?
Sempre fui determinada e objetiva e acredito que essas características foram fundamentais para construir minha carreira profissional e para consolidar essa liderança que considero positiva. Sou uma líder que atende as demandas com eficiência, precisão e dinamismo e que não perde de vista a sensibilidade, o cuidado e o acolhimento com meus colaboradores. Penso que essas habilidades são fundamentais no dia a dia das equipes que buscam resultados.
Ter comportamentos positivos, acreditar no potencial das equipes, motivando e integrando profissionais, criando um ambiente harmônico e que estimule o desenvolvimento das pessoas, também é uma habilidade que valorizo e acredito ser de extrema importância ser compartilhada com minha equipe.
O tema de Líder Empresarial deste ano é “O reflexo das maiores lideranças do estado”. Pensando na metáfora do espelho, a liderança que você exerce em seu segmento é reflexo do quê ou de quem? E quando as pessoas olham para você, o que deseja que elas enxerguem?
Me inspiro diariamente na história que começou com meu avô Americo Buaiz, uma pessoa tão especial que transformou sonho em realidade, idealizou o que somos hoje e marcou a vida de tantos que passaram pela empresa. Uma história que teve continuidade com uma gestão brilhante do meu pai, Americo Buaiz Filho, presidente do Grupo Buaiz, que foi marcada por tantos avanços, mantendo a tradição com o vigor e a inovação que continuam presentes até hoje.
Espero que as pessoas me reconheçam como uma liderança positiva, que está conectada a todos os setores da empresa. Que me vejam como exemplo de liderança que sabe integrar e fazer com que todos os membros da equipe se sintam parte da empresa.
Busco que enxerguem uma liderança com sensibilidade e equilíbrio, que sabe ouvir e compartilhar decisões. Acredito que um bom líder tem a capacidade de tomar decisões estratégicas com foco no resultado do todo, sempre com olhar individualizado para cada área e colaborador. Atuo com uma gestão participativa, com foco no ser humano e em todas as questões que permeiam a vida dele. Acredito que ema equipe unida e feliz alcança resultados maiores e melhores. Por isso, espero que eu transmita exatamente essa percepção, uma líder que valoriza a construção coletiva e colaborativa, que valoriza o conhecimento e os resultados e que, principalmente, valoriza as