Fernando Ronchi: “a liderança positiva potencializa resultados individuais e coletivos”

Fernando Ronchi, diretor-presidente da Unimed Vitória

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Fernando Ronchi é PHD em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP). Possui especializações em Clínica Médica; Medicina do Trabalho; Atenção Primária; Medicina do Tráfego; Administração Hospitalar; Perícia por Insalubridade e Periculosidade e curso de extensão universitária em “Advocacia e Planos de Saúde”.

Desde fevereiro de 2019 atua como diretor-presidente da Unimed Vitória. Antes disso, esteve à frente da Direção Administrativa e Financeira da cooperativa por quatro anos. É membro do Conselho de Administração da OCB/ES, da Federação das Unimeds do Espírito Santo, da Seguros Unimed e da Acacci, além de ser presidente do Conselho de Administração do Instituto Unimed Vitória.

Ronchi teve uma trajetória de mais de 25 anos como executivo da ArcelorMittal Tubarão. É professor da Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória (Emescam). Conheça mais o líder nas categorias Hospital Privado e Plano de Saúde nesta entrevista.

 

Por que você foi eleito líder no seu segmento? A que atribui a sua vitória?

Acredito que ser eleito como Líder em Hospital Privado e Líder em Plano de Saúde é a consequência de um trabalho voltado, acima de tudo, para o bem-estar de nossos colaboradores, de nossos cooperados e de nossos clientes. Diante dos desafios que surgiram, especialmente com a pandemia da Covid-19, foi preciso tomar decisões que nos colocassem em uma trilha de inovação, buscando nos reinventar, oferecendo novas formas de atendimento e evoluindo constantemente. Esse desenvolvimento estratégico foi pensado de modo a aprimorar a nossa principal característica: o nosso jeito diferenciado de cuidar, que prima pela empatia e pela humanização do atendimento, sempre guiado por um brilhante corpo clínico. Por isso, vejo esse prêmio como o reconhecimento, tanto por parte do mercado quanto de nossos beneficiários, desse conjunto de esforços feitos em equipe até aqui.

 

O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você pratica? 

Ser um bom líder vai muito além de ter capacidade de gestão. É preciso também inspirar confiança, transmitir segurança, ser generoso e confiar no seu time, oferecendo as condições necessárias e dando feedbacks para que cada um desenvolva suas potencialidades. Liderar requer estar atento ao presente sem perder os olhos no futuro, pois o desenvolvimento depende da inovação, da busca por novos caminhos, pela criação de novas oportunidades. É por isso que um bom líder deve estar em constante aprendizado, atualização, a fim de se superar todos os dias e de estar pronto para tomar decisões difíceis quando preciso. Conduzir com respeito, firmeza e empatia são pontos que considero fundamentais, além da capacidade de enxergar nos erros a possibilidade de evoluir. A liderança positiva, que motiva seus colaboradores a trabalharem dispostos, felizes e saudáveis, potencializa resultados individuais e coletivos. O resultado disso é o êxito das organizações.

 

Liderança também é verdade. Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e valores inegociáveis? 

Honestidade, integridade, dedicação, respeito, empatia e resiliência regem a minha trajetória pessoal e profissional. É através desses princípios e valores inegociáveis que busco orientar todas as minhas ações, inspirando a confiança da minha equipe e motivando-a a sempre ir mais longe sem perder de vista a importância central do cuidado e da humanização, que eu considero fundamentais, sobretudo quando estamos falando de uma cooperativa que tem o propósito de cuidar do bem mais preciso das pessoas: a saúde.

 

Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder? 

O que me inspira e me motiva todos os dias é a possibilidade de transformar a vida de milhares de pessoas a partir da oferta do melhor cuidado para a saúde de cada um. É por isso que a Unimed Vitória, por meio do seu jeito de cuidar, atua com o propósito de mudar vidas, seja oferecendo o melhor tratamento em um momento de dificuldade ou ainda atuando preventivamente para que todos preservem um bem tão valioso, que é a sua própria saúde.

 

Qual o papel do líder na criação e manutenção de um ecossistema saudável, diverso e criativo na organização? 

O líder deve ter consciência de que ele tem um papel inspirador. O comportamento e as ações dele determinarão os rumos de sua equipe. Por isso, acima de tudo, acredito que um líder deve exercer sua liderança de forma democrática, honesta, respeitosa, empática, segura e responsável. Cada vez mais lideranças em todo o mundo estão colocando em prática medidas que abracem a diversidade. Promover a inclusão exige de nós mudanças no cotidiano. Na Unimed Vitória acolhemos as diferenças com respeito e entendemos que a diversidade é fundamental para que nossa cooperativa entregue um trabalho que faça a diferença na sociedade e contribua para um mundo mais justo e igualitário. Um bom líder deve estar atento para que sejam garantidos direitos iguais a todos os gêneros e para que sejam cumpridos os compromissos da organização com as questões sociais e ambientais.

 

Quais são as boas práticas da sua governança? 

A governança é uma parte fundamental da gestão, pois ajuda a aperfeiçoar processos, a gerenciar e reduzir riscos e a estruturar as melhores práticas éticas no ambiente de trabalho. Na Unimed Vitória, contamos com uma estrutura de Governança Corporativa, feita pela união das equipes de auditoria interna, compliance, gestão de riscos e controles internos e gestão da qualidade. Ao defender e oferecer ferramentas para que boas práticas sejam incentivadas e implantadas, as empresas criam uma cultura de bem-estar organizacional. Esse conjunto de regras deve ser obedecido por cada um dos atores do cenário corporativo, desde os gestores até os colaboradores.

Em empresas de saúde, como a Unimed Vitória, o programa de integridade existe desde 2018, com direcionamentos de prevenção a atos antiéticos e de corrupção. Nesse ambiente de trabalho, diversidade e inclusão são fundamentais. Discriminação, assédio moral, sexual ou intimidação são inadmissíveis. Por isso, a Unimed Vitória instituiu uma política de diversidade, aplicada a todos os cooperados e colaboradores, com o objetivo de promover um ambiente interno e externo onde as pessoas possam ser elas mesmas e desenvolvam seus talentos, sem distinção de origens, credos, raças/etnias, gêneros, idades, culturas, religiões e orientação sexual.

Para atender aos nossos clientes de modo diferenciado, desenvolvemos o Programa Jeito de Cuidar, voltado para colaboradores, e que tem como objetivo fazer com que todos incorporem, de verdade, a missão da cooperativa de cuidar de vidas. O programa é composto pelos pilares Confortar, Acolher, Profissionalizar, Encantar e Individualizar, que se referem à personalização do atendimento de acordo com a necessidade individual do cliente, valorizando a singularidade de cada pessoa. O nosso comportamento é moldado para estabelecer a melhor forma de conexão possível com cada cliente.

 

A quais pautas o líder precisa estar atento nestes tempos? 

Considero que inovação é uma pauta fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável de uma organização comprometida em reinventar-se e adaptar-se às mudanças para oferecer excelência no que se propõe. Além disso, existem pautas que sempre devem permear as decisões de um líder e, consequentemente, moldar a cultura da organização: responsabilidade financeira, responsabilidade com o meio ambiente, contribuição social, respeito às diferenças e diversidade são fundamentais para a criação de um ecossistema organizacional pronto para encarar qualquer desafio.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder? 

Sem dúvidas, a pandemia da Covid-19 representou um desafio sem precedentes para a gestão em saúde, exigindo que ofertássemos o melhor atendimento / tratamento. E isso implica também conseguir chegar até as pessoas em um momento em que todos deveriam permanecer isolados para impedir a proliferação do vírus. Mas todos os desafios impostos a nós foram transformados em evolução.  Criamos o Comitê de Superação, nosso grande alicerce na gestão estratégica frente à pandemia, com o papel de centralizar, coordenar e direcionar as ações da organização frente à situação. O Hospital Unimed recebeu investimentos de cerca de R$2 milhões e também criou o Plano de Cuidado Institucional, com mais de 120 ações contemplando protocolos, treinamentos, ações de gestão e até estratégias sobre as disposições físicas da unidade. Além disso, estruturamos o serviço de teleconsultas e ainda oferecemos um serviço de teleorientação sobre a Covid-19, um serviço para toda a sociedade. Foram adotadas visitas virtuais, boletim médico virtual e acompanhamento remoto de pacientes crônicos e de gestantes.

Além disso, no Instituto Unimed Vitória, antecipamos para 2020, em função do contexto da pandemia, programas como o Saúde Habitacional, o Esporte do Bem e o Coral Unimed Vitória. Com o primeiro projeto, entregamos a reforma de duas moradias em situações sanitárias precárias. Em 2021, outras duas foram finalizadas no Território do Bem, na região do Hospital Unimed.

Aliás, voluntários do Instituto Unimed Vitória foram responsáveis pela aplicação de 500 mil doses de vacina, contribuindo para o controle da Covid-19 no Espírito Santo.

Enquanto gestor da cooperativa, considero todas essas conquistas muito importantes para mim. Elas também foram reconhecidas pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-ES) com o Prêmio Ser Humano 2020. A premiação, que acontece todos os anos, realizou em 2020 uma edição especial voltada para celebrar as organizações que foram inovadoras neste momento de pandemia e que criaram projetos para enfrentar a crise.

Um levantamento do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em dezembro de 2020 colocou a Unimed Vitória entre as 10 maiores empresas do Espírito Santo. A lista considera a Receita Operacional Líquida (ROL) de cada companhia. Recebemos também o título de Operadora Acreditada no maior nível de excelência, o Ouro. Somos a primeira do estado a conquistar essa pontuação máxima. No Sistema Unimed, são somente nove singulares com o selo do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde.

O Hospital e a Maternidade Unimed também vêm sendo reconhecidos com premiações nacionais. Ambos conquistaram a categoria ouro na edição 2020 do Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade, concedido pela Unimed do Brasil. A certificação é um reconhecimento da atuação da cooperativa no desenvolvimento de medidas que promovem o crescimento sustentável do Sistema Unimed no país.

E ainda podemos celebrar novas conquistas que estão chegando. Por meio da holding Unimed Vitória, iniciaremos neste mês a construção da Unidade Avançada da Serra, na Rodovia Norte Sul. Trata-se de um moderno complexo de saúde da Unimed Vitória, com capacidade para realizar até 30 mil atendimentos por mês, que será desenvolvido para oferecer uma assistência ainda mais completa aos clientes da cooperativa. Cerca de R$ 114 milhões serão investidos nesse projeto.

 

Em uma palavra: ser líder é… ser resiliente .

Patrocínio