Flávio Cheim: “espero transmitir valores de empatia e compromisso social”

O escritório CJAR Advogados Associados tem 25 anos de mercado e conta com sete sócios, 30 advogados e 55 colaboradores. Sua missão é oferecer serviços jurídicos de excelência e, para isso, consolidou sua presença em áreas estratégicas e investiu em tecnologias para otimizar processos e melhorar a experiência dos clientes. Neste ano, o escritório também promoveu novas alianças e projetos sociais, reforçando seu compromisso com a responsabilidade social.

Um dos sócios fundadores do CJAR Advogados Associados é Flávio Cheim, líder na categoria Escritório de Advocacia. Saiba mais sobre ele na entrevista a seguir.

Neste ano, Líder Empresarial tem como tema “Honrar o legado”. Que legado você já recebeu em sua vida? Por quem ele foi deixado? É um legado que te orgulha? Por quê? 

Recebi, de meus mentores e da minha própria família, um legado de integridade, resiliência e dedicação ao serviço. Essas pessoas me ensinaram que honrar o compromisso com o cliente e atuar com ética são pilares fundamentais da advocacia e do exercício da liderança. Esse legado me enche de orgulho, pois são valores que considero essenciais tanto na vida profissional quanto pessoal.

E qual legado você gostaria de deixar, seja para no campo profissional, pessoal ou para a sociedade? 

Desejo deixar um legado de excelência, integridade e compromisso com o impacto positivo na sociedade. No âmbito profissional, meu objetivo é que o escritório seja lembrado não apenas pelos serviços jurídicos de alto padrão, mas também pela postura ética e responsável com colaboradores, clientes e comunidade. No pessoal, espero transmitir valores de empatia e compromisso social, promovendo um futuro de mais igualdade e justiça

Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir? 

Acredito que o papel do líder na construção de legados é inspirar e preparar as novas gerações para darem continuidade àquilo que foi construído com esforço e dedicação. O líder deve se esforçar para construir uma cultura sólida, baseada em valores éticos e sinceros, e para capacitar as pessoas ao seu redor, promovendo autonomia e responsabilidade em cada um.

A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles? 

Atribuo essa liderança ao compromisso com a seriedade, à busca constante pela excelência e à disposição para ouvir as demandas do mercado. Ser reconhecido por outros líderes é extremamente gratificante, pois significa que nossa postura e trabalho são valorizados e respeitados.

Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado? 

A liderança deve agir com visão estratégica e comprometimento ao integrar novas tecnologias, práticas sustentáveis e valores inclusivos. Implementar inteligência artificial de maneira ética, adotar práticas ESG e promover a inclusão e diversidade são fundamentais para uma organização que pretende ser relevante e responsável.

Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é: 

Ter respeito pela história e compromisso com o futuro, inspirando a continuidade de valores essenciais

Patrocínio