Gustavo Ribeiro: “temos uma cultura que valoriza e confirma o ser humano”
Há quase 30 anos no mercado, a Marca Ambiental tem como objetivo a valorização de resíduos e a erradicação de lixões. Nessa missão, está incluído todo o parque de ecoindústrias como um legado para a transformação de resíduos em produtos, além da expansão pelo Brasil. Atualmente, são oito unidades distribuídas pelo país, o que permitiu encerrar 16 lixões.
A empresa busca ser pioneira em soluções ambientais, tanto que no último ano avançou de forma significativa em soluções voltadas à valorização de resíduos e à transição energética, sendo a primeira empresa do estado a realizar a geração de energia elétrica a partir do biogás, a inaugurar a maior usina solar no formato de geração distribuída de forma conjunta e a implantar o primeiro projeto de geração de biometano, um combustível renovável. Além disso, a Marca é pioneira na geração de crédito de carbono.
Pelo destaque nas práticas de ESG, o diretor operacional da Marca Ambiental, Gustavo Ribeiro, foi eleito líder no ciclo 2024 de Líder Empresarial. Conheça mais sobre ele na entrevista a seguir.
Neste ano, Líder Empresarial tem como tema “Honrar o legado”. Que legado você já recebeu em sua vida? Por quem ele foi deixado? É um legado que te orgulha? Por quê?
Meus pais foram fundamentais para minha formação como ser humano e profissional. Desde cedo, aprendi com minha família sobre a importância de ter propósito, valores, humildade e de sempre buscar fazer o melhor. Ser alguém que faz algo de valor e impacto. Sem dúvidas, sinto um grande orgulho ao ver minha família e o reflexo desse legado. Assim como me foi ensinado, nossa empresa é um exemplo vivo e forte desse legado. É uma empresa com propósito e missão, que contribui efetivamente com grande impacto para a sociedade, carregando valores que reforçam um ambiente profissional, com uma equipe excelente que busca sempre dar o melhor de si.
E qual legado você gostaria de deixar, seja para no campo profissional, pessoal ou para a sociedade?
Como propósito de vida, procuro fazer algo que faça sentido e que me dê realização pessoal em termos de conquistas. Uma pessoa reconhecida por carregar valores fortes, que consiga construir algo que tenha relevância em termos de resultados para a empresa e que possa ter relevância e impacto para a sociedade.
Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir?
O líder normalmente é a referência para a construção de legado. É nele que todos a sua volta procuram se espelhar. A palavra convence, mas o exemplo arrasta. A liderança se faz pelo exemplo e isso é o maior fator de engajamento dos liderados.
A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?
Ao trabalho que toda equipe Marca Ambiental realiza. Nosso negócio está diretamente ligado ao segmento ambiental. Está no nosso DNA toda a execução e serviços de soluções ambientais, energias renováveis e valorização de resíduos. Nascemos com esse propósito há 29. E, desde então, nos profissionalizamos com práticas de gestão e governança, aprimoramento de trabalhos sociais com a criação do nosso Instituto Marca e constantemente trazendo soluções tecnológicas no segmento ambiental. Esse resultado reflete todo esse trabalho. Para nós, é muito importante esse reconhecimento, pois consolida o trabalho de toda equipe.
Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado?
Todos esses assuntos já fazem parte do nosso dia a dia. Estão na pauta da empresa de forma natural e estratégica. A sigla ESG já faz parte do nosso DNA desde o nosso nascimento; somos uma empresa sustentável por definição, e isso é o nosso núcleo. A todo instante, buscamos soluções ambientais inovadoras e sustentáveis que possam trazer mais resultados e qualidade aos nossos clientes e à sociedade na prestação de nossos serviços. No âmbito social, faltava apenas estruturar e fortalecer todas as nossas ações, o que foi viabilizado com a criação do Instituto Marca. Já na governança, evoluímos muito nos últimos anos, profissionalizando a gestão da empresa, e hoje contamos com uma governança mais madura e profissional.
Na nossa empresa, o fator mais importante considerado nesse aspecto é a competência. É o pré-requisito para todos, não havendo qualquer diferenciação por questões raciais ou de gênero. Dessa forma, promovemos uma diversidade maior de forma natural. Nosso papel na organização, alinhado aos nossos valores, é respeito às pessoas, que são o nosso maior ativo. Temos uma cultura que valoriza e confirma o ser humano.
Como líderes, é importante estarmos atentos e abertos para compreender as mudanças que ocorrem no mundo e buscar as melhores soluções para trazer resultados à companhia. A tecnologia é um caminho sem volta, e precisamos aproveitá-la da melhor forma para otimizar processos, trazendo mais informações e dados para a empresa. Como estratégia, incentivamos nossos colaboradores a buscar tecnologias que otimizem nossos serviços, além de promover inovações constantes e melhorias contínuas.
Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é:
Ser um líder com propósito e valores. Alguém que tenha respeito e humildade para servir e o ímpeto para construir algo com impacto e relevância para acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores e a sociedade. Cada vez mais, direta ou indiretamente, o líder é um promotor de transformação dentro e fora de sua empresa. Para construir e honrar um legado, é essencial pensar em ações que gerem impacto positivo não apenas dentro da organização, como parte de sua responsabilidade, mas também externamente.