Henrique Tommasi Neto: “o trabalho feito com paixão, ética e respeito tem o poder de transformar”
Em 2024, o Grupo Tommasi deu um passo importante na área de saúde ao expandir seus serviços de anatomia patológica com a marca Virchow. O grupo fez investimentos em tecnologia de ponta, incluindo análise com inteligência artificial e imuno-histoquímica avançada, permitindo diagnósticos ainda mais precisos e ágeis. Com uma central de análises localizada no Espírito Santo, o Tommasi reforça seu compromisso com a saúde local, garantindo que as amostras permaneçam no estado e assegurando qualidade e segurança para pacientes e médicos da região.
O Grupo é presidido por Henrique Tommasi Neto, seu fundador, que foi reconhecido líder na categoria Laboratório de Análises Clínicas. Saiba mais sobre ele na entrevista a seguir:
Neste ano, o Líder Empresarial tem como tema “Honrar o legado”. Que legado você já recebeu em sua vida? Por quem ele foi deixado? É um legado que te orgulha? Por quê?
O legado mais precioso que recebi foi o da educação, deixado por meu pai, médico e professor universitário, e por minha mãe, professora. Eles me ensinaram que o conhecimento abre horizontes e amplia a compreensão sobre o mundo e as pessoas. Esse aprendizado alimentou minha vontade de sonhar, de conquistar e me orgulho profundamente dos valores que eles me transmitiram. Sem dúvida, foram esses ensinamentos que me trouxeram até aqui.
E qual legado você gostaria de deixar, seja no campo profissional, pessoal ou para a sociedade?
O legado que gostaria de deixar, tanto profissional quanto pessoalmente, é o de que o trabalho feito com paixão, ética e respeito tem o poder de transformar pessoas e a sociedade. Para mim, quando amamos o que fazemos, o trabalho se torna mais que uma tarefa – ele se torna um prazer, e esse sentimento se espalha, unindo todos em torno de um objetivo comum.
Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir?
Liderar é mais que gerenciar; é inspirar e motivar cada membro da equipe para construir um legado que ultrapasse gerações. O líder deve se esforçar para criar um ambiente em que todos se sintam parte de algo maior, um espaço baseado em valores sólidos e práticas éticas. É necessário incentivar a colaboração e alinhar a equipe em torno de um objetivo comum e claro para todos.
A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?
Minha liderança, acredito, se deve a uma combinação de ética, persistência, responsabilidade, dedicação e inovação que cultivo nestes anos. Esses valores sustentam meu trabalho e a maneira como conduzo as equipes, gerando confiança e respeito. Esse reconhecimento é muito significativo para mim, pois reforça que os caminhos que escolhi ao longo dos anos estão alinhados com o que considero essencial na liderança.
Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado?
Para mim, apenas a IA representa uma verdadeira novidade. Elementos como ESG, inclusão e diversidade já eram praticados no Tommasi, ainda que sob outras terminologias. Sempre investimos em tecnologia, no desenvolvimento da nossa equipe, na diversidade e no apoio à comunidade, e essas iniciativas devem seguir em nossa estratégia. A Inteligência Artificial, por sua vez, veio transformar nosso cotidiano e deve ser usada com responsabilidade e ética, com atenção ao impacto sustentável para a organização e para a sociedade. Como líder, acredito ser essencial encontrar o equilíbrio entre resultados e impacto social e ambiental, promovendo uma cultura inclusiva e inovadora que inspire responsabilidade coletiva.
Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é:
É reconhecer suas origens, trabalhar no presente com valores sólidos e construir um futuro que promova prosperidade sustentável, deixando um impacto positivo para as próximas gerações. Honrar o legado é saber de onde viemos, onde estamos e onde queremos chegar – sempre de forma responsável e comprometida com a continuidade dos valores que fazem a diferença.