José Braz Neto: “o líder deve fomentar uma mentalidade de crescimento”
Fundado em 1957 em Muriaé, Minas Gerais, o Grupo Lider atua nos segmentos de concessionárias de veículos (automóveis novos, seminovos e motocicletas), transporte rodoviário, carro por assinatura e seguros.
Atualmente, o grupo está presente nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, com mais de 85 concessionárias representando marcas como Chevrolet, Fiat, Hyundai, Jeep, RAM, Toyota, Volkswagen, GWM e Honda Motos. O conglomerado vai ampliar sua atuação no mercado de veículos eletrificados com a representação de marcas Omoda e Jaecoo. Para 2024, o crescimento projetado para os negócios é de cerca de 25%.
O diretor do Grupo Lider é José Braz Neto, eleito líder empresarial na categoria Grupo Automotivo. Saiba mais sobre ela na entrevista a seguir.
Neste ano, Líder Empresarial tem como tema “Honrar o legado”. Que legado você já recebeu em sua vida? Por quem ele foi deixado? É um legado que te orgulha? Por quê?
Ao assumir a diretoria do Grupo Lider, recebi a responsabilidade de continuar o legado construído pelas gerações anteriores. Minha missão é manter a perenidade dos negócios em um mercado cada vez mais competitivo, equilibrando a tradição que sustenta nossa marca com as demandas atuais.
O grupo empresarial que represento possui uma base sólida de valores, estabelecida pelo fundador, meu avô José Braz. Ele nos ensinou muito com sua experiência de vida e deixou a marca do Grupo Lider associada à força e ao sucesso nos mercados onde atuamos. Esse alicerce nos dá confiança para avançar com garra e determinação.
Conviver com meu avô, tanto na família quanto nos negócios, é um grande orgulho. Ele foi um homem honrado e trabalhador incansável, defensor da família e de valores sólidos. As lições valiosas que aprendi com ele, aplico na minha vida e na gestão das empresas do nosso conglomerado.
E qual legado você gostaria de deixar, seja para no campo profissional, pessoal ou para a sociedade?
O legado que busco deixar é o de impactar positivamente a vida das pessoas com as quais convivo, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Através da empatia, valorização do capital humano e do empoderamento dos liderados, venho construindo relações de confiança que estimulam o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores ao meu redor. Meu objetivo é contribuir para um ambiente onde as pessoas possam prosperar e alcançar seu potencial.
Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir?
Um líder comprometido com o legado investe no desenvolvimento contínuo de seus colaboradores, estimulando uma cultura de aprendizado e inovação que perdure, prática presente em nosso grupo empresarial desde a sua criação. O líder deve construir relações de confiança e um ambiente inclusivo em que os talentos individuais sejam reconhecidos e valorizados. Além disso, deve fomentar uma mentalidade de crescimento, incentivando as equipes a assumirem desafios e a continuarem evoluindo.
A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?
A paixão pelos negócios, a disponibilidade e a disposição para o trabalho são algumas das características que me movem desde que ingressei no Grupo Lider, há 25 anos. Desde então, meu trabalho é pautado pela responsabilidade, pelo comprometimento com os valores humanos, pelo espírito de integração, pelo respeito aos clientes e pelo compromisso com a imagem institucional do nosso grupo empresarial.
Ser reconhecido é entender que toda a dedicação aos negócios valeu a pena. É gratificante empreender, gerar emprego e renda e contribuir com oportunidades para milhares de colaboradores.
Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado?
A liderança deve estar sempre atenta às questões contemporâneas para atualizar sempre que necessário seu o plano estratégico e decisões da empresa. Isso envolve não só implementar tecnologias e práticas que promovam eficiência e inovação, mas também assegurar que essas ações estejam alinhadas a princípios éticos, respeito ao meio ambiente e inclusão social.
Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é:
Ser um líder que honra o legado é preservar e fortalecer os valores que fundamentaram a trajetória da organização, inspirar a evolução e preparar o caminho para as futuras gerações.