José Luís Galvêas: “as empresas são sempre as pessoas”

Este foi um ano muito importante para a Galwan. Em 2024, a construtora lançou o Vernissage Vitória, um ícone para a construtora tanto pela visibilidade que o empreendimento vai ter, devido à localização, quanto pela grandiosidade, formatação do projeto e área construída.

O Vernissage já está consolidado e até o final deste ano dois novos empreendimentos serão lançados pela Galwan em Itaparica: o Solar Augusto Faria, de frente para o sol nascente, em ótima localização, e o Ocean Way, com entrada pela Rodovia do Sol, na quadra do mar, voltado para a Praia de Itaparica.

O fundador e presidente da Galwan Construtora e Incorporadora, José Luís Galvêas Loureiro, foi reconhecido como líder empresarial na categoria Construção Civil Alto Padrão. Saiba mais sobre ele na entrevista a seguir.

Neste ano, Líder Empresarial tem como tema “Honrar o legado”. Que legado você já recebeu em sua vida? Por quem ele foi deixado? É um legado que te orgulha? Por quê?

Inicialmente, da minha família em termos de exemplo e valores. A minha vida inteira eu elegi líderes e referências. Falar de um único legado é difícil. Tenho essas referências na minha família, na construção civil e praticamente em todos os setores da sociedade. Tenho prazer em acompanhar a trajetória de  sucesso e desempenho de pessoas de várias áreas, inclusive de dentro da Galwan. Diria que inúmeros líderes me inspiraram e ainda inspiram. O legado que recebi foi observando essas pessoas.

E qual legado você gostaria de deixar, seja no campo profissional, pessoal ou para a sociedade?

Quero deixar um legado de valorização das pessoas, de quem sempre respeitou todos indistintamente e que se preocupa com sua imagem e a consideração dos fornecedores, clientes, parceiros, amigos e outros. São elas que fazem o todo das empresas, em um ambiente harmônico. O conjunto de edifícios representa fisicamente um legado da Galwan e de todos que fazem a empresa.

Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir?

 

As empresas são sempre as pessoas. Liderar é conseguir avaliar as características e qualidades dos liderados, observando as aptidões de cada um, na posição certa. O líder é um maestro, é importante que os músicos não apenas sejam bem preparados para a função, mas se sintam valorizados e vitoriosos realizando o seu trabalho com orgulho do que ele representa para os resultados e buscando sempre o reconhecimento da empresa.

A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?

Esse reconhecimento veio do que a empresa construiu. Está relacionado com a maneira como ela entrega seu produto e como se coloca no mercado. Mostra que as coisas estão funcionando bem, que a empresa está cumprindo sua missão. Ser reconhecido líder por líderes de outras organizações me deixa ainda mais feliz, pois eles sabem os desafios e as dificuldades que uma empresa tem que superar para atingir seus objetivos.

Registro dos primeiros empreendimentos da Galwan

Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado?

A inteligência artificial é uma realidade, mas ainda é uma coisa muito nova. Como tudo que é novo, ainda não conhecemos todo o potencial e não estamos preparados para todos os desafios que ela traz. Eu era calculista, calculei muitos edifícios, na mão. Quando vejo programas de computador fazendo esses cálculos e percebo a rapidez e até mesmo a precisão da máquina, penso no discernimento necessário em avaliar a ordem de grandeza dos resultados, que só os humanos podem ter, por enquanto.

Devemos colocar todas as fichas nisso, mas sempre lembrando que é uma máquina e que isso deve ser visto com cuidado. Que o ser humano não perca o bom senso de deixar apenas para as máquinas, a última palavra.

Com a IA, vamos aprender a pedir ou definir melhor o que queremos da máquina e consequentemente das pessoas. A máquina vai sempre ser precisa em responder o que perguntamos, e não o que pensamos que foi perguntado.

O papel da liderança é se abrir para as novas demandas da sociedade com muito bom senso e lembrar sempre de ser solidário, pois é a solidariedade que inclui, que preserva, que respeita.  Eu falo que devemos olhar para outros setores, outras realidades que não a nossa.

As pessoas que ainda não têm uma casa, por exemplo, precisam ser incluídas. A sociedade como um todo precisa de uma solidariedade maior. Todos são importantes, tudo está interligado. O papel do líder é promover isso, é estimular nas pessoas a consciência do todo.

Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é:

É ser reconhecido, respeitado e até querido pelos seus liderados. Precisa de sabedoria, inteligência emocional, equilíbrio e competência para assumir suas responsabilidades e ter credibilidade. O líder depende do liderado, e o liderado depende de um bom líder.

Patrocínio