Maely Coelho: “é possível deixar marcas positivas no mundo para além do tempo da nossa própria vida
Fundada em 2010 para atender o público de 49 anos ou mais, a MedSênior está presente em seis estados e no Distrito Federal, contando com 40 unidades próprias. A empresa é referência no mercado quando o assunto é terceira idade. Criada para promover o envelhecimento saudável e ser o melhor plano de saúde para esse público, a MedSênior conta com uma equipe profissional multidisciplinar especializada, além de uma robusta estrutura própria focada na inovação e no bom atendimento, com investimentos em recursos próprios, ampliando continuamente sua rede de assistência aos usuários.
Fundador da MedSênior, Maely Coelho também comanda há mais de 60 anos uma empresa de mídia out of home e tem investido em empreendimentos imobiliários, principalmente na região de Guarapari. O empresário foi eleito em três categorias de Líder Empresarial: Grupo Empresarial, Plano de Saúde e Líder do Ano, a maior honraria concedida no ano. Saiba mais sobre essa liderança na entrevista a seguir.
Neste ano, Líder Empresarial tem como tema “Honrar o legado”. Que legado você já recebeu em sua vida? Por quem ele foi deixado? É um legado que te orgulha? Por quê?
Recebi o legado de resiliência, do espírito empreendedor e do compromisso com as pessoas. Esse legado veio da minha família, que sempre me ensinou a importância de lutar para construir algo que faça a diferença na vida das pessoas. Esse é um legado que me orgulha profundamente, pois é ele que me guia e que está, inclusive, na visão da nossa empresa: cuidar dos nossos clientes para que tenham uma vida plena e saudável. Saber que nossos serviços contribuem para o bem envelhecer de tantos é o que me motiva a dar continuidade a esse legado.
E qual legado você gostaria de deixar, seja no campo profissional, pessoal ou para a sociedade?
Gostaria de deixar um legado de transformação positiva, tanto no setor de saúde quanto na sociedade. Desejo ser lembrado como alguém que acreditou no valor da medicina preventiva e na importância do cuidado contínuo, promovendo um envelhecimento saudável e, com isso, proporcionando qualidade de vida para nossos beneficiários. Quero que a MedSênior seja reconhecida como uma organização que trata as pessoas de forma única, humana, e com respeito. Quero trabalhar cada vez mais para transformar a MedSênior em uma instituição do bem envelhecer. Também espero inspirar as nossas equipes, para que continuem buscando excelência e inovação, soluções e tecnologia com foco na saúde das pessoas. Nosso país está envelhecendo e, como um plano de saúde voltado para as pessoas idosas, quero deixar um legado que contribua para o envelhecimento saudável das pessoas.
Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir?
O papel do líder é construir um ambiente em que cada pessoa se sinta parte de algo maior, motivada a contribuir e a inovar. O líder deve se esforçar para construir uma cultura de respeito, colaboração e propósito, onde a equipe sinta que seu trabalho faz a diferença. O líder precisa estar alinhado com os valores e a missão da empresa, inspirando todos para que tenham visão de futuro e atuem com comprometimento e com alegria. Além disso, o líder é um facilitador da inovação, garantindo que a empresa evolua para atender às necessidades das novas gerações e da sociedade.
É importante pensar que é possível deixar marcas positivas no mundo para além do tempo da nossa própria vida. Isso vale para os indivíduos, mas vale também para as empresas. É isso que busco como líder, seja contribuindo na construção de uma cultura de envelhecimento saudável, qualidade de vida e bem-estar, seja em iniciativas de sustentabilidade e cuidado com o meio onde habitamos.
A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?
Atribuo minha liderança à capacidade de enxergar oportunidades e de construir uma visão clara, sempre focada no ser humano e na inovação. Saber que outros líderes reconhecem minha jornada é uma confirmação de que estou no caminho certo, e isso fortalece a minha missão. Esse reconhecimento é importante, pois reforça o compromisso da empresa com a excelência e com o bem envelhecer dos nossos beneficiários.
Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado?
A liderança deve ser visionária e engajada em relação a essas transformações. A liderança precisa estar atenta e proativa, moldando estratégias que incorporem essas novas demandas, e que nos permitam crescer de forma responsável e inovadora.
Com a inteligência artificial, por exemplo, podemos tornar a medicina mais precisa e personalizada, podemos criar soluções para melhorar a saúde das pessoas, ajudar a evitar doenças ou minimizar os efeitos de doenças crônicas. Já a inclusão e a diversidade são fundamentais para criar um ambiente de trabalho inovador e acessível, onde cada colaborador se sinta respeitado e valorizado.
No que diz respeito ao ESG, temos adotado práticas responsáveis e sustentáveis que refletem nosso respeito pela sociedade e pelo meio ambiente. Temos um projeto que se chama “Plante um Legado”, que, somente neste ano, prevê o plantio de mais de 300 mudas em diversas regiões do país. A iniciativa, que busca promover o desenvolvimento sustentável e contribuir para proteção do meio ambiente, contempla o plantio mudas, entre árvores e plantas medicinais, em Campinas (SP), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Vitória (ES).
Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é:
Ser um líder que honra o legado é respeitar o passado, valorizar o presente e construir um futuro que inspire transformação e faça a diferença na vida das pessoas. É trabalhar pela saúde, pela qualidade de vida e pelo envelhecimento saudável das pessoas.