Marilucia Dalla: “o líder deve estar comprometido com a qualidade e a busca por melhorias contínuas”
Em 2024 o Hospital Santa Rita completou 54 anos celebrando importantes conquistas. O hospital passou a realizar todos os tipos de transplante de medula óssea, com mais de 800 transplantes realizados até o momento. Também foi inaugurado o Instituto Santa Rita de Ensino, Pesquisa e Inovação, para desenvolver pesquisas e programas educacionais inovadores.
Houve ainda importantes inaugurações no Hospital Santa Rita, como um novo setor de endoscopia e a torre de controle, além de expansão da área hospitalar e previsão de ampliação do Centro de Medicina Nuclear e a construção de um novo pronto-socorro para atendimento exclusivo a pacientes de planos de saúde e particular.
O Hospital Santa Rita é o maior complexo oncológico do Espírito Santo e foi construído pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), sua mantenedora. À frente de sua gestão está Marilucia Dalla, eleita líder empresarial na categoria Hospital Privado. Saiba mais sobre ela na entrevista a seguir.
Neste ano, Líder Empresarial tem como tema “Honrar o legado”. Que legado você já recebeu em sua vida? Por quem ele foi deixado? É um legado que te orgulha? Por quê?
Recebi como legado os princípios deixados por meus pais, como educação, honestidade, seriedade nos trabalhos e ações a serem desempenhadas, respeito ao próximo, enfim, esses importantes e fundamentais princípios que continuam sendo a alavanca para eu atingir os meus propósitos.
E qual legado você gostaria de deixar, seja para no campo profissional, pessoal ou para a sociedade?
O legado do voluntariado, da solidariedade, do respeito ao ser humano, do compromisso em fazer sempre o melhor e com qualidade para o próximo. Trabalhar e agir com responsabilidade e em prol do bem comum.
Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir?
O líder deve estar comprometido com a qualidade e a busca por melhorias contínuas, sempre agindo com respeito, responsabilidade e reconhecendo a importância do trabalho em equipe. Dar oportunidades e investir em capacitação profissional também é papel de um bom líder.
A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?
É uma satisfação e alegria muita grande ter sido reconhecida como líder por líderes de outras organizações, porque são pessoas que entendem o trabalho que realizamos, que sabem das dificuldades e desafios enfrentados. E, sem dúvida, é a constatação do reconhecimento do nosso trabalho, que é realizado em conjunto com um time muito dedicado e competente.
Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado?
Como em todas as áreas, é preciso estar atento ao mercado e às inovações; é preciso se manter atualizado. Estamos vivenciando uma realidade que se transforma rapidamente. Precisamos estar bem informados, atentos às inovações que surgem a cada dia e cercados de pessoas qualificadas e atentas às melhorias nas áreas em que atuamos.
ESG, diversidade, sustentabilidade, inclusão e inteligência artificial já são realidades no Hospital Santa Rita. Tanto nos programas e projetos sociais desenvolvidos quanto nos setores Administrativo, da Qualidade e no Parque Tecnológico, por exemplo, essas boas práticas são reais.
Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é:
É ser um líder comprometido com a qualidade do trabalho, com o bem-estar do próximo e sempre em busca da excelência respeitando todos ao seu redor.