Munir Abud: “o verdadeiro legado de um líder é deixar uma marca que transcenda o presente”

A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) é uma sociedade de economia mista, de capital fechado. Seu acionista controlador é o Governo do Estado do Espírito Santo, com 99,8% das ações, enquanto acionistas minoritários possuem 0,2% do capital. Sua atividade-fim é captar, tratar e distribuir água, bem como coletar e tratar esgotos sanitários. A Cesan também pode atuar no setor de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de participar de outras sociedades e constituir subsidiárias, que podem se associar a outras empresas do setor de saneamento no Brasil ou no exterior.

Ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água de Carapina (ETA V), que abastece 570 mil capixabas

Para cumprir nossa finalidade e alcançar o objetivo de promover a melhoria contínua da qualidade de vida para a população do Espírito Santo, a Cesan faz estudos de projetos, execução de obras de novas instalações e ampliação da infraestrutura de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. A companhia atende 73% da população capixaba com serviços de saneamento e está presente em 53 dos 78 municípios do Espírito Santo.

À frente da instituição está Munir Abud, eleito lider empresarial de 2024 na categoria Utilities (Água e Esgoto). Saiba mais sobre o líder na entrevista a seguir.

Qual legado você gostaria de deixar, seja para no campo profissional, pessoal ou para a sociedade?

Um legado de valorização das pessoas, da pauta ambiental e da busca constante pela melhoria da qualidade de vida dos capixabas, a exemplo do nosso governador, Renato Casagrande. No campo profissional, desejo ser lembrado por fomentar uma cultura de excelência e colaboração, onde cada indivíduo se sinta valorizado e incentivado a crescer e a promover o desenvolvimento da empresa.

Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir?

O líder tem um papel importante de inspirar e guiar sua equipe com ética, inovação e sustentabilidade. Deve focar na criação de uma cultura organizacional forte, no desenvolvimento contínuo e na visão de longo prazo, promovendo um impacto positivo que beneficie tanto a organização quanto a sociedade. O verdadeiro legado de um líder é deixar uma marca que transcenda o presente e beneficie as gerações futuras.

A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?

Atribuo ao compromisso com a transparência, respeito e visão estratégica, criando um ambiente de confiança, colaboração e reconhecimento dos empregados. Ser reconhecido por outros líderes é um grande orgulho, pois valida nossa trajetória, fortalece nossa credibilidade e abre oportunidades de aprendizado e parceria, inspirando toda a equipe.

Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado?

Cabe à liderança alinhar a empresa com novas demandas de mercado. Isso inclui promover inovação responsável, integrar práticas sustentáveis e sociais à estratégia da empresa e fomentar um ambiente equitativo e inclusivo. Essas ações fortalecem a cultura organizacional e demonstram ao mercado o compromisso da empresa em liderar e adaptar-se às exigências contemporâneas, gerando impacto positivo para todos os stakeholders.

Uso de inteligência artificial e robôs no combate aos vazamentos e substituição de redes de água

Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é:

Preservar valores essenciais, inspirar continuidade e inovação e construir um futuro que respeite o passado e valorize o progresso.

Investimento histórico impulsiona a universalização do saneamento

Patrocínio