Paulo César Sárria: “ser líder é se ressignificar”
O diretor comercial do Atacado São Paulo, Paulo César Sárria, é formado em Jornalismo, mas atuou toda sua vida como comerciante e representante de produtos de papelaria de uma das maiores empresas do segmento no Brasil. Hoje à frente do Atacado São Paulo, ele acredita que sua dedicação permanente ao negócio, buscando sempre o diálogo, a inovação, a criatividade, o preço justo e as parcerias proporcionam seu reconhecimento como líder. “Claro que há também muito compromisso e transparência com nossos colaboradores e clientes, valorizando-os”, diz. Conheça mais do Líder em Revenda de Produtos de Atacado nesta entrevista.
O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você pratica?
É se ressignificar. É gostar de pessoas e estar junto permanentemente com sua equipe. Valorizo as pessoas e compartilho com transparência atribuições e resultados.
Liderança também é verdade. Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e valores inegociáveis?
Ser sincero em todas as situações, sempre com afirmações corretas. Respeito a minha equipe com honestidade e simplicidade. Já o cliente, ele sempre tem razão.
Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder?
O que me inspira é alegria de viver honestamente, principalmente ao lado da minha família e amigos. Desejo ser reconhecido como uma pessoal gentil, que sabe ouvir e coerente.
Qual o papel do líder na criação e manutenção de um ecossistema saudável, diverso e criativo na organização?
Estar sempre antenado no seu negócio, fazendo com que ele seja encantador para você, seu cliente e seu colaborador. Na vida, temos que evoluir sempre, buscando inovações e conhecimento.
Quais são as boas práticas da sua governança?
Em nossa empresa, estamos sempre incentivando e envolvendo todos do nosso time a participar de decisões, discussões e inovações.
A quais pautas o líder precisa estar atento nestes tempos?
O líder precisa constantemente estar antenado na arte e na ciência, acompanhando o mercado e as adversidades políticas e econômicas.
Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?
O desafio é ter a capacidade de integrar, conquistar e valorizar pessoas. A conquista é poder contar sempre com os seus liderados e parceiros. Somos muito perseverantes, com isso, construímos caminhos mais fáceis.
Em uma palavra: ser líder é… gostar de pessoas e liderá-las para extrair o seu melhor potencial.