Rodrigo Barbosa Gomes: “o segredo é estar junto, pronto para ouvir ao invés de somente convencer”
O diretor-presidente da Grand Construtora, Rodrigo Barbosa Gomes, busca sempre trabalhar com vigor, no sentido de produzir não mais do mesmo, mais sim produtos que proporcionem o encontro com a exclusividade e a privacidade, do visual. “Estamos conseguindo mostrar isso de forma muito positiva ao mercado”, avalia.
Saiba mais sobre o Líder em Construção Civil do Prêmio Líder Empresarial 2022.
O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você prática?
Ser líder é ter seguidores, manter a equipe inspirada, saber ouvir, saber escolher a equipe a quem precisa delegar funções.
Liderança também é verdade. Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e valores inegociáveis?
Honestidade e transparência, isso é inegociável. Inove sempre e divulgue seus produtos, mas entregue sempre aquilo que está divulgando, ou ainda mais.
Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder?
Uma inspiração é Dubai. Há 27 anos era um deserto e hoje é um dos lugares mais visitados do mundo. Uma pessoa com visão e sem medo do novo pode alcançar feitos inimagináveis.
Qual o papel do líder na criação e manutenção de um ecossistema saudável, diverso e criativo na organização?
O segredo é estar junto, pronto para ouvir ao invés de somente convencer. Direcionar todos para o mesmo proposito com o próprio exemplo. O discurso convence, mas o exemplo arrasta.
Quais são as boas práticas da sua governança?
Dentre as boas práticas adotada está o meio ambiente, a cultura e o social. Apoiamos um projeto ambiental importante para o Espírito Santo, o instituto Jacarenema, voltado para manutenção e limpeza de áreas naturais e de conscientização da preservação da natureza. Também atuamos em projetos culturais junto à Findes e ao Sesi Cultura, apoiando músicos capixabas e oportunizando a experiência para a população de participar de espetáculos totalmente gratuitos e beneficentes. No âmbito social, apoiamos os abrigos Fé & Alegria por meio da associação Rebrincar em todas as datas especiais, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal.
A quais pautas o líder precisa estar atento nestes tempos?
Inovação. É impressionante a velocidade das mudanças nos dias de hoje, sejam nas necessidades pessoais, nos costumes ou hábitos. Para mim, esta é a principal pauta.
Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?
Acredito que o TAJ seja uma grande conquista para mim e para o estado. É difícil ser o primeiro a fazer um projeto tão diferente, mas também é muito gratificante vê-lo acontecendo. Das nossas vendas, 26% foram para clientes de fora do Espírito Santo e 22% para clientes de fora do país. Temos orgulho de ver que um projeto capixaba foi reconhecido por tantas nacionalidades diferentes.
Em uma palavra: ser líder é… ser exemplo.