Roney Cosendey: “a liderança eficaz não se resume a comandar ou dar ordens, mas a influenciar positivamente”
O ano de 2024 da Drogarias Santa Lúcia está sendo marcado por uma estratégia sólida, tendo como base em primeiro lugar pessoas e cultura e foco na reestruturação dos canais digitais e melhoria da eficiência logística, iniciativas que são apontadas como prioritárias na estratégia pelo CEO da rede, Roney Cosendey. Saiba mais sobre esse líder na entrevista a seguir.
Neste ano, Líder Empresarial tem como tema “Honrar o legado”. Que legado você já recebeu em sua vida? Por quem ele foi deixado? É um legado que te orgulha? Por quê?
Nossa história começou em 1970, com uma loja em Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro, com o nosso pai, que nos levava para ajudar na farmácia. Ainda garotos, eu e meu irmão começamos a despertar para o negócio e para o que era uma farmácia de verdade. Em 1994, eu já trabalhava com meu pai e convidei meu irmão Rossine, médico, para abrir uma segunda farmácia. De imediato, o negócio virou um sucesso, levando à abertura de mais duas unidades.
Em 1998, surgiu a oportunidade de adquirir duas lojas em São Gonçalo, chamadas Drogarias Tamoio. No ano seguinte, veio a ideia de ter uma rede própria e, a partir daí, todas as lojas passaram a se chamar Drogarias Tamoio.
Nessa época, começamos a desenhar nosso projeto de crescimento, porém sempre pensando nas pessoas que estariam conosco nessa jornada. Treinamos e capacitamos para oferecer um atendimento diferenciado em relação à concorrência. Paralelamente, mantivemos nosso foco na busca por resultados.
Em 2016 chegamos no mercado capixaba com 23 lojas da rede de Drogarias Santa Lúcia. Desde então, implantamos uma série de mudanças: incrementamos o sortimento de produtos, introduzindo itens de higiene e beleza para diversos públicos, e alteramos o layout das lojas para dar mais conforto aos clientes. Tudo isso elevou a rede ao patamar das maiores da região. Hoje temos 52 lojas e já estamos preparando a terceira geração para seguir com esse legado que tanto nos orgulhamos.
E qual legado você gostaria de deixar, seja para no campo profissional, pessoal ou para a sociedade?
Nossa missão é entregar soluções criativas em saúde e bem-estar, com excelência no atendimento, variedade de produtos e o melhor custo-benefício. A Drogaria Santa Lúcia tem como visão ser o padrão de excelência no cuidado e no bem-estar dos clientes, colaboradores e parceiros nas regiões onde atua.
Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir?
Nossa história é sobre cultivar um sentido profundo de pertencimento, de conexão com nossas raízes e com as histórias uns dos outros. Por meio do entendimento e do respeito às nossas diferenças é que construímos uma empresa sólida, mais inclusiva e harmoniosa.
A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?
Acredito que esse reconhecimento se deve, principalmente, à capacidade de inspirar confiança e resultados consistentes em minha equipe e na organização como um todo. A liderança eficaz não se resume a comandar ou dar ordens, mas a influenciar positivamente os outros, promovendo um ambiente onde as pessoas se sintam motivadas a dar o melhor de si. Acredito que esse reconhecimento também vem de uma combinação de qualidades, como uma credibilidade construída ao longo dos anos e visão estratégica.
Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado?
A liderança desempenha um papel crucial na construção de estratégias e decisões que respondem às novas realidades e expectativas do mercado, especialmente em relação a esses temas tão relevantes e transformadores. A liderança tem a responsabilidade de vislumbrar o potencial da IA para integrá-la de maneira ética e responsável. O papel da liderança na construção de uma cultura de inclusão e diversidade é ser um exemplo vivo de compromisso.
Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é:
Ser um líder que honra o legado é preservar os valores e conquistas do passado, inspirar inovação e adaptação para o futuro e respeitar a tradição com visão de transformação.