Sérgio Mileipe: “liderar é a capacidade de tocar corações”

Com 47 anos de experiência, a Samarco é uma mineradora brasileira de capital fechado, uma joint venture controlada em partes iguais por duas acionistas, BHP e Vale. Possui uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo e tem como principais produtos as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para a produção de aço pela indústria siderúrgica nos principais mercados – Américas, Ásia, Europa e Oriente Médio.

Vista aérea do complexo de Ubu em Anchieta

A empresa realiza a extração e o beneficiamento do minério de ferro em sua unidade operacional de Germano, em Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais. Na unidade operacional de Ubu, no Espírito Santo, estão as usinas de pelotização e o Terminal Marítimo Ponta Ubu. As duas unidades operacionais são interligadas por minerodutos de 400 km de extensão.

A Samarco retomou suas atividades em dezembro de 2020, de forma gradual, com a incorporação de novas tecnologias em seu processo produtivo, sem a utilização de barragem de rejeitos. Atualmente, opera com 30% de sua capacidade produtiva, o que corresponde a cerca de 9,4 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro por ano, e espera ampliar a sua produção para cerca de 15 milhões de toneladas até dezembro. Para isso, em agosto de 2024, a Samarco reativou a usina de Pelotização 3 no Complexo de Ubu, um passo importante para alcançar 60% de sua capacidade. A expansão inclui ainda a construção de uma nova planta de filtragem de rejeitos e a reativação de mais um concentrador no Complexo de Germano, em Minas Gerais.  A expectativa é atingir 100% da capacidade instalada até 2028.

O diretor de Operações da Samarco Mineração é Sérgio Mileipe, eleito líder empresarial na categoria Indústria Extrativista. Saiba mais sobre ele na entrevista a seguir.

Neste ano, Líder Empresarial tem como tema “Honrar o legado”. Que legado você já recebeu em sua vida? Por quem ele foi deixado? É um legado que te orgulha? Por quê? E qual legado você gostaria de deixar, seja para no campo profissional, pessoal ou para a sociedade?

Neste momento tão especial, não tem como deixar de citar o meu pai. Foi dele que eu herdei o meu maior legado: os valores. Na sua trajetória de vida, ele construiu a sua reputação baseada na honestidade, aprendizado que carrego comigo no mais elevado grau. Por isso, meu desejo é de também deixar um legado: de que é possível fazer da mineração uma atividade econômica mais sustentável e que, de fato, gere valor para toda a sociedade.

Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir?

Liderar é a capacidade de tocar corações, engajar e inspirar as pessoas a caminharem, juntas, rumo ao mesmo ideal. Para isso, é preciso estabelecer relações de confiança e ambientes seguros para que todos e todas possam se manifestar, colocar suas ideais, inovar, aprender, reaprender e evoluir. O líder precisa construir pontes e cuidar das pessoas, o nosso maior patrimônio.

A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?

Ser reconhecido por outros colegas é uma honra! Ao mesmo tempo traz mais responsabilidade de fazer escolhas certas, conciliando os interesses da empresa e sociedade.

Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado?

A agenda e a evolução da pauta ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), cada vez mais, é tema de atenção para a sociedade e para o setor mineral. Na Samarco, a sustentabilidade está presente no nosso dia a dia e norteia nossos processos de gestão e visão do nosso futuro. Nos guiamos pelos padrões de sustentabilidade do Pacto Global da ONU e iniciativas da International Council on Mining & Metals (ICMM), priorizando a pauta da sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, em busca de soluções que introduzam inovações e melhorias em nossas operações.

Ano a ano, avançamos em temas ESG. Nossa Declaração de Compromisso com a Sustentabilidade, um documento que reflete o nosso compromisso com o diálogo e a transparência, é alicerçada na governança e cultura organizacional, estruturada em três pilares – relações sociais, meio ambiente e segurança e inovação. Vamos ao encontro do nosso propósito de fazer uma mineração mais segura e sustentável conduzindo nosso negócio baseados em boas práticas ambientais, sociais e de governança. Nesse contexto, a liderança tem um papel decisivo, sem o apoio dos líderes, não teria como avançarmos.

Primeiro embarque no Porto de Ubu, pós-retomada, em 2020

Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é:

Preservar os valores e reconhecer as conquistas do passado, inspirando as pessoas a construírem um futuro melhor.

Patrocínio