Sergio Tristão: “somos mais do que uma empresa ou um empresário, somos uma história e um compromisso com nosso povo”
O Grupo Tristão é um patrimônio dos capixabas, uma marca que chega à mesa das pessoas há 88 anos e mantém a tradição de qualidade. A empresa valoriza seus colaboradores desde a produção do café, passando pela venda e até o pós-venda. É a primeira empresa a receber o selo de “100% capixaba”, do Sindicato de Alimentos e Bebidas do Espírito Santo, e, além disso, apoia os artistas e atletas do Espírito Santo.
Hoje o Grupo Tristão preocupa-se com todos os processos de sustentabilidade em sua produção. Utiliza a água captada de forma própria e tem toda uma preocupação com as questões ambientas.
À frente do Grupo Tristão está Sergio Tristão, eleito líder empresarial na categoria Comercialização e Exportação de Café. Saiba mais sobre ele na entrevista a seguir.
O que ser líder representa para você, pensando em sua própria atuação, em seus liderados e no mercado?
Não há mais nenhum resultado empresarial que seja medido somente pelo resultado financeiro. Uma empresa tem obrigações ambientais, sociais e de governança, que precisam ser demonstradas para que os resultados apareçam.
No Grupo Tristão começamos esse processo com nossos funcionários. Nossos mais de 400 colaboradores têm acesso a programas de desenvolvimento profissional e pessoal, além de melhoria de qualidade de vida
A interação com a comunidade também é constantemente estimulada. Apoiamos projetos sociais, esportivos e culturais. Temos muito para contribuir e dividir com nossa comunidade, entre doações e ações de inclusão social e lazer, nós miramos sempre nas instituições que cuidam de crianças e adolescentes em situações vulneráveis. Nosso lema diário é tornar estrelas as pessoas que dedicam a vida e se envolvem com nossa empresa.
Neste ano, você foi considerado líder por meio de uma pesquisa realizada entre outros empresários. A que atribui a sua vitória entre esse público? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?
Ser lembrado por empresários e principalmente pelos capixabas é um motivo de muito orgulho e enche de motivação não só a mim, mas todos os funcionários. A história do Grupo Tristão se entrelaça com a história do nosso estado e da nossa gente. Temos orgulho de ser da terra, e ter esse reconhecimento vindo diretamente de quem constrói conosco a economia capixaba e do nosso povo é a certeza de que estamos no caminho certo.
A que movimentos o gestor precisa estar atento dentro e fora da empresas para ser reconhecido como um verdadeiro líder?
Acho que é necessário primeiro olhar para dentro. No Grupo Tristão, criamos um ambiente de trabalho e bem-estar para os funcionários que nos coloca sempre nas melhores práticas com nossos colaboradores. Fomos eleitos a quarta melhor empresa para se trabalhar no Espírito Santo pela pesquisa Great Place to Work e temos uma meta: estar entre as 10 melhores do estado e se manter nessa categoria nos próximos anos. Para isso, o investimento sistemático em saúde e bem-estar no âmbito de trabalho continua como uma das prioridades no dia a dia da empresa.
Olhando para o exterior, é importante salientar que prezamos pela tradição e qualidade dos nossos produtos. Somos lembrados por sempre nos dedicar em levar o melhor para as capixabas.
Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?
O pilar importante da liderança é de nunca esquecer sua origem. Nós, do Grupo Tristão, sempre dizemos que somos uma marca genuinamente capixaba. Temos um lema que é: “De capixaba para capixaba”. Somos mais do que uma empresa ou um empresário, somos uma história e um compromisso com nosso povo, que começou em 1935 e segue até hoje. Produzimos e entregamos os produtos para a mesa das famílias do Espírito Santo com os mesmos cuidados e certificações que empregamos em toda nossa linha de exportação. Trabalho e carinho com o consumidor são marcas fundamentais de liderança.
Quais são as competências e habilidades que você mais valoriza e esforça-se para incentivar no seu time?
Sustentabilidade, liderança, personalidade, desenvolvimento profissional e pessoal. Tudo isso com base no amor ao nosso produto e ao Espírito Santo.
O tema de Líder Empresarial deste ano é “O reflexo das maiores lideranças do estado”. Pensando na metáfora do espelho, a liderança que você exerce em seu segmento é reflexo do quê ou de quem? E quando as pessoas olham para você, o que deseja que elas enxerguem?
Parte da liderança que eu exerci na minha carreira profissional tem um reflexo importante da história empresarial do meu avô, José Ribeiro, e do meu pai, Jônice Tristão. Independentemente disso, desde os 33 anos, quando assumi o controle de uma das empresas do grupo, fui sempre atuante nas entidades de classe que representaram nosso setor. Participei da fundação da Febec, que posteriormente se tornou Cecafé, e ainda naquele momento me tornei um dos presidentes mais novos de Centro do Comércio de Café do Rio de Janeiro.
Com retorno a Vitória, no final da década de 90, assumi o Centro do Comércio de Café de Vitória por dois mandatos, onde, com outras pessoas, lideramos uma revolução na relação dos exportadores com os produtores capixabas e incentivamos uma melhoria contínua de qualidade, sustentabilidade e produtividade no café capixaba.
O que eu quero que enxerguem em mim é uma pessoa que cumpriu e cumpre um papel importante na curta passagem que nós temos por esse planeta.