Valtair Torezani: “é essencial preparar o caminho para o futuro”
Com 22 anos de mercado, a Argo continua a se destacar no setor de construção civil, especialmente em Vila Velha e Vitória. Em 2024, a empresa lançou com sucesso dois empreendimentos de alto padrão no Jockey de Itaparica, um com dois quartos e outro com três, que foram bem recebidos pelo mercado.
A Argo planeja lançar mais dois empreendimentos de dois quartos nos próximos seis meses, sendo um em Jardim Camburi, Vitória, e outro no Jockey de Itaparica, Vila Velha. A empresa possui mais de 100 mil metros quadrados de “land banking” em locais estratégicos e já entregou mais de 3 mil unidades rigorosamente no prazo.
Ao longo de sua trajetória, a Argo já lançou 38 empreendimentos, sempre buscando a inovação com fachadas diferenciadas que embelezam e valorizam os bairros onde são construídos.
Valtair Torezani é sócio e diretor comercial da empresa e foi eleito líder empresarial na categoria Construção Civil Padrão. Conheça mais sobre ele na entrevista a seguir.
Neste ano, Líder Empresarial tem como tema “Honrar o legado”. Que legado você já recebeu em sua vida? Por quem ele foi deixado? É um legado que te orgulha? Por quê?
O legado que recebi foi de resiliência e compromisso com a excelência, deixado por meus mentores e a comunidade empresarial do Espírito Santo. Esse legado me orgulha porque me ensinou a importância de construir não apenas estruturas físicas, mas também relações de confiança e respeito mútuo, fundamentais para o sucesso duradouro.
E qual legado você gostaria de deixar, seja no campo profissional, pessoal ou para a sociedade?
No campo profissional, quero ser lembrado por integrar as melhores práticas construtivas e comerciais. Pessoalmente, viso inspirar outros a abraçar a melhoria contínua e a ética no trabalho. Para a sociedade, espero contribuir significativamente para que haja comunidades mais vibrantes, promovendo a melhoria positiva dos locais onde construímos e gerando valor ainda maior para os bairros envolvidos.
Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir?
O papel do líder é ser visionário e inspirador, guiando pelo exemplo. O líder deve se esforçar para construir um ambiente de confiança, inovação e inclusão. É essencial preparar o caminho para o futuro, estabelecendo bases sólidas que capacitem a próxima geração de líderes e comunidades.
A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?
Atribuo minha liderança ao compromisso constante com a qualidade, pontualidade e melhoria contínua. Ser reconhecido por outros líderes é uma validação das nossas práticas e valores, além de ser uma oportunidade para estabelecer parcerias que ampliam nosso impacto positivo na indústria e na sociedade.
Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado?
A liderança tem um papel fundamental na incorporação dessas realidades em estratégias e decisões. Devemos promover a adoção de inteligência artificial para otimizar processos e melhorar experiências.
Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é:
Ser um líder que honra o legado é inspirar progresso contínuo enquanto respeita e aprende com o passado, garantindo que cada ação hoje construa um amanhã melhor.