Vinicius Melo: “cumprir acordos é inegociável”
O CEO da Yooga, Vinicius Melo, é um empreendedor nato e nunca se conforma com onde está. Já foi garçom, vendedor e engenheiro de obra. Apaixonado por gente e pelo empreendedorismo, acredita que a única forma de construir um país mais próspero é por meio da coragem de quem empreende. Tirou a Yooga do zero na raça, e entende que nada resiste ao trabalho duro. Conheça melhor o Líder em Startups – Novos Negócios
Por que você foi eleito líder no seu segmento? A que atribui a sua vitória?
Na Yooga, a gente costuma falar em “consistência e longo prazo”. Ano passado, fomos citados pela primeira vez, e neste ano o prêmio veio. Por aqui, o sentimento é de gratidão por esse reconhecimento.
O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você pratica?
Liderar pelo exemplo, sem dúvidas. Isso eu escuto desde muito novo dentro de casa com meus pais. Me preocupo em ser coerente e manter o discurso alinhado com tudo o que pratico.
Liderança também é verdade. Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e valores inegociáveis?
Para mim isso não é difícil. Costumo me perguntar: “meu filho se orgulharia da minha atitude?”. É a partir disso que tento tomar as melhores decisões.
Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder?
Essa é uma boa pergunta, e normalmente as pessoas confundem ser conhecido com ser reconhecido. Não quero ficar famoso, mas quero, sim, ser reconhecido por ter ajudado tanta gente a mudar de vida por meio do empreendedorismo. E como o caminho é longo, bora trabalhar duro!
Qual o papel do líder na criação e manutenção de um ecossistema saudável, diverso e criativo na organização?
Na prática, isso é cultura. E voltamos a falar de exemplo. Cultura é muito mais do que aquelas frases de impacto que a gente coloca na parede. Cultura é o dia a dia, é como as pessoas realmente se sentem e se comportam.
Quais são as boas práticas da sua governança?
Tento sempre conciliar o pragmatismo de algumas agendas e cerimônias fixas com uma disponibilidade acima da média. Cumprir acordos é inegociável, mas não ligo de ajudar quando surge algum imprevisto.
A quais pautas o líder precisa estar atento nestes tempos?
Sempre levantamos a bandeira do empreendedorismo. Gosto de acompanhar os movimentos da economia global, ficar por dentro do que acontece lá fora porque sempre impacta a nossa rotina no Brasil, mesmo que demore alguns meses.
Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?
Liderar é se transformar. O Vinicius que tirou a Yooga do zero em 2017 precisa ser diferente daquele que vai levar a Yooga para a internacionalização. Ter clareza disso e sempre buscar evoluir é o principal desafio.
Em uma palavra: ser líder é… dar exemplo.