Vinícius Travizani: “um líder que honra o legado se preocupa com o amanhã”

Em 2024, a Marca Ambiental completou 29 anos de atuação. Seguindo a missão de promover soluções de valorização de resíduos, a empresa fortaleceu seu Parque de Ecoindústrias com a adição de quatro novas empresas, totalizando 14 operações na Central de Valorização de Cariacica. Utilizando tecnologias avançadas para destinação de resíduos, atingiu em agosto um índice de 38% de reciclagem de todos os resíduos recebidos, muito acima da média nacional, que é inferior a 5%.

Inaugurada em 2020, a primeira usina capixaba de energia renovável a partir do biogás teve sua capacidade expandida para 5 MW, suficiente para abastecer cerca de 50 mil habitantes. Esse projeto impulsionou novos investimentos, visando à renovação da matriz energética e à descarbonização do Espírito Santo.

Dois passos importantes foram dados recentemente pelo Grupo Marca. Em Linhares, foi inaugurada a maior usina fotovoltaica do estado, com capacidade de 7,1 MW, enquanto em Cariacica foi iniciada a construção da primeira usina de biometano do Espírito Santo, que produzirá 2.500 metros cúbicos por hora de gás renovável, utilizável em diversas finalidades.

Muito além dos números, esses projetos sustentam a expansão do Grupo Marca pelo Brasil, erradicando lixões, valorizando resíduos e reforçando o propósito de transformar vidas com desenvolvimento sustentável.

O CEO da Marca Ambiental é Vinicius Travizani, líder na categoria Solução Ambiental de Resíduos. Saiba mais sobre essa liderança na entrevista a seguir.

Neste ano, Líder Empresarial tem como tema “Honrar o legado”. Que legado você já recebeu em sua vida? Por quem ele foi deixado? É um legado que te orgulha? Por quê?

Posso dizer que recebi legados diferentes que, juntos, me transformaram no líder que sou hoje. Vou citar três. O primeiro é minha base fundamental: a educação recebida dos meus pais e da minha família, que moldou meus princípios e valores, me guiando ao longo da vida. O segundo é o legado profissional que recebi de todos os gestores que tive na minha carreira. Costumo dizer que exerço minha liderança refletindo cada um deles, com quem tive a oportunidade de aprender! E, finalmente, o mais importante atualmente, é o legado que está, em grande parte, sob minha responsabilidade ao liderar a Marca Ambiental. Diariamente, tenho a oportunidade de receber os ensinamentos dos fundadores da empresa, Sérgio Ribeiro e Harley Ribeiro, que me direcionam diante dos desafios no desenvolvimento da empresa. Um legado de liderança e empreendedorismo que me proporciona crescimento pessoal e profissional!

E qual legado você gostaria de deixar, seja para no campo profissional, pessoal ou para a sociedade?

Como CEO da Marca Ambiental, meu objetivo é continuar fazendo parte do legado que as nossas atividades têm deixado ao longo do tempo, impactando não apenas nossa empresa, mas também a sociedade e o meio ambiente. Temos buscado inspirar todos os líderes, desta e das futuras gerações, a integrarem a responsabilidade ambiental como parte de suas estratégias empresariais. Espero que nossos esforços não só contribuam para um planeta mais limpo e sustentável, mas também demonstrem que é possível aliar crescimento econômico com responsabilidade socioambiental.

E no campo pessoal, o legado que desejo deixar tem muito a ver com tudo que recebi na vida e citei anteriormente, pois sou muito realizado em todos os sentidos. Buscarei sempre transmitir a importância de fazermos sempre o bem, buscando ser melhores todos os dias, convivendo e agindo sempre com respeito, com sabedoria, entendendo a realidade em que estamos inseridos e mantendo sempre o otimismo, sobretudo a fé, de que o melhor sempre está por vir!

Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir?

Um líder tem um papel importante nessa construção pois suas ações e decisões moldam não apenas o presente, mas também o caminho para o futuro. Líderes devem se esforçar para construir um ambiente de integridade e transparência, promovendo a inovação e práticas sustentáveis. Ele deve criar uma cultura de colaboração e desenvolvimento contínuo, investindo no crescimento pessoal e profissional da equipe, garantindo que o conhecimento seja transmitido e ampliado para as próximas gerações.

A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?

Acredito que minha liderança é resultado da combinação de atributos pessoais, como empatia, visão estratégica e capacidade de inspirar e motivar minha equipe. Contudo, grande parte desse reconhecimento se deve à relevância e ao impacto das atividades da Marca Ambiental. Esse retorno é extremamente importante, pois valida nosso trabalho e abordagem, reforça a credibilidade, indicando que estamos no caminho certo ao promover práticas inovadoras e sustentáveis que vão além dos limites da empresa.

Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado?

Esses são temas sensíveis e em grande evidência atualmente, o que naturalmente confere aos líderes a responsabilidade de estarem bem informados sobre todos eles. Ao abordar essas áreas com visão estratégica e cuidado, a liderança pode guiar a organização para atender às expectativas do mercado de maneira inovadora e responsável, garantindo um crescimento sustentável e eficiente, sem deixar de lado a importância de agir com ética e integridade.

Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é:

É ser alguém que respeita a história daqueles que os antecederam, tendo ciência da importância e da responsabilidade de levar adiante tudo que foi construído e passado ao líder por alguém. Um líder que honra o legado se preocupa também com o amanhã, para que a história possa continuar sendo escrita, melhorada, e passada adiante para as novas gerações.

Patrocínio