Maio 2021
31
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Maio 2021
31
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Desempenho comparado da velha e da nova economia

Nos últimos meses, como vimos, há uma tendência de arrefecimento das ações de tecnologia após as altas recentes, corrigindo o preço das ações, após a Nasdaq bater sua máxima histórica em abril.

Isso se deve ao fato de as ações tecnologia estarem esticadas após as altas acima do padrão vistas em 2020. Comparando o nível dos índices de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2020, o S&P 500 subiu 16,26% e o Dow Jones teve alta de 7,25%, bem abaixo do Nasdaq 100, que subiu 43,64%.

Além disso, algumas das empresas que mais se destacaram no ano foram aquelas relacionadas à tecnologia. As ações da Tesla, montadora norte-americana de carros elétricos, por exemplo, foram as que mais subiram no S&P 500 em 2020, com +743%, seguida pela Etsy Inc., um site de comércio eletrônico. Ou seja, até mesmo no índice com as empresas mais tradicionais, os maiores ganhos foram da nova economia. Nesse sentido, uma alternativa de curto prazo pode ser reduzir a exposição a classes de ativos que tiverem alta correlação com a nova economia.

Os setores com maior potencial de upside

Falando sobre os setores que fazem mais sentido no momento, há de se destacar o conceito de sector rotation, que consiste na teoria de que há uma correlação entre os momentos do ciclo econômico e a performance de alguns setores em bolsa. Ou seja, a decisão de investimento deveria ser voltada ao momento que o mercado está vivendo.

Nesse sentido, alguns dos setores que foram punidos na bolsa nos últimos meses e que podem se recuperar são os bancos, empresas de varejo presencial e construção civil. As principais empresas destes segmentos apresentaram desempenho negativo neste ano, com potencial de upside. O setor bancário, por exemplo, tende a se beneficiar com o movimento de alta das taxas de juros.

Já as principais empresas dos setores de metais básicos e mineração, papel e celulose, e agronegócio relataram ganhos que chegaram a até ultrapassar os 70% no mesmo período.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas