Jun 2021
18
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Jun 2021
18
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Retomada e varejo presencial

O número de pessoas vacinadas com a primeira dose atualmente (17) é de 81,5 milhões no país, o equivalente a cerca de 38,50%, enquanto as totalmente imunizadas são 11,30% da população, ou 23,9 milhões. E o ritmo de vacinação está aumentando.

Nesse sentido, o segmento dos varejistas de vestuário pode se destacar. De acordo com dados da Cielo sobre as vendas no varejo para abril, a receita líquida do varejo aumentou 33% a/a em termos nominais, impulsionada por vestuário e turismo, mesmo que ainda abaixo dos níveis pré-pandemia).

Isso ocorre tendo em vista que a reabertura gradual da economia beneficia o tráfego de pedestres em shoppings e lojas de rua, o que foi prejudicado no último ano. Por exemplo, em 2020, os shoppings fecharam o ano com fluxo 27,71% menor do que em 2019, de acordo com o Índice de Performance do Varejo (IPV), da FX Data Intelligence. Além disso, o mesmo estudo apontou que o fluxo de consumidores em lojas físicas cresceu 77% em maio ante abril, enquanto o fluxo nos shopping centers cresceu 65,8% na mesma comparação.

Já em relação aos players do varejo digital, o crescimento do e-commerce está desacelerando em virtude da grande escalada no ano anterior, tendo em vista que a mudança digital acelerou muito a partir de abril de 2020.

Perspectivas para o varejo no longo prazo

Mesmo que no curto prazo o varejo físico seja menos atrativo, com algum espaço para correções, no longo prazo o segmento tem uma tese estrutural positiva, de acordo com a análise do BTG Pactual, com a consolidação e apenas alguns vencedores. O e-commerce cresceu 72% na comparação anual no primeiro trimestre de 2021, de acordo com a Neotrust, enquanto em abril o setor cresceu 40% na mesma comparação.

Assim, com os investidores começando a observar os lucros em níveis mais normalizados do setor, o setor teve uma correção no ano, e continuando este movimento, pode criar oportunidades interessantes em nomes premium do varejo online.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas