Jun 2021
27
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Jun 2021
27
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Ciclo de commodities?

Com o fechamento da economia, houve uma restrição de oferta em vários segmentos, inclusive no setor de commodities. A partir disso, Siqueira explicou que a demanda teve uma rápida recuperação, mas a produção não acompanhou a retomada, voltando de forma mais lenta.

A consequência disso foi uma elevação geral dos preços. O minério de ferro chegou ao maior patamar da história, o que trouxe também maior rentabilidade para esta indústria. Como reflexo disso, a Vale (VALE3), por exemplo, mais do que triplicou de preço desde o auge das quedas, superando os patamares pré-pandemia ao dobrar de preço desde então.

“Esse ambiente de oferta apertada continua, mas é difícil imaginar que o preço continuará neste patamar”, de acordo com Siqueira. Nesse sentido, ele mencionou que os fundos da gestora já reduziram a exposição à commodities, visto que o preço de curto prazo destes ativos pode continuar sofrendo, com correções.

Porém, fez a ressalva de que “estamos prontos para voltar a comprar essas ações, porque mesmo em um patamar de preços menor elas geram bastante caixa e retorno ao acionista.”

Ainda em relação ao fundo, a exposição em qualquer setor é limitada a 35% do portfólio, o que também vale para commodities. Há algum tempo atrás, a alocação no segmento ficou próxima deste patamar máximo, mas agora já está bem mais reduzida.

Vale destacar que a China vem se pronunciando sobre a alta dos preços das commodities, com a intenção de “combater a especulação”. Neste último final de semana, ela anunciou que iniciará uma investigação sobre possíveis fraudes no comércio de minério. Mas de acordo com Siqueira “parece que o mercado não reagiu muito”, de modo que acha difícil que isso influencie no cenário, com os estoques ainda baixos.

Neste contexto geral, Siqueira mencionou a “dificuldade de saber se trata-se de um ciclo ou apenas um mini ciclo”.

Ações com melhores perspectivas no setor

Uma das ações mais comentadas foi a Vale, que tem pago e anunciado dividendos muito acima da média do mercado.

Em comunicado enviado ao mercado nesta quarta-feira (23), a empresa revisou o pagamento de dividendos por ação de cerca de R$ 2,18 por ação para R$ 2,19, além de ter realizado recompra de ações recente. O pagamento será depositado no dia 30 de junho a quem possuía a ação até 23 de junho.

De acordo com Siqueira, este é um sinal de que a companhia acredita em preços altos no longo prazo, assim como na alta demanda com a retomada do mercado e a oferta insuficiente. “Ainda temos no portfólio, apenas reduzimos a posição e estamos esperando um momento mais positivo”, afirmou ele.

Além disso, o setor de celulose se mostra bastante promissor, representado por Suzano (SUZB3) e Klabin (KLBN4) na bolsa brasileira. As perspectivas se mostram positivas no longo prazo, ainda, porque o papel deve substituir produtos plásticos com o tempo, visto que ele tem um potencial de degradação ambiental muito menor. Nesse sentido, Siqueira destacou que eles têm aumentado a exposição neste setor.

A live está disponível na íntegra no Instagram e no YouTube.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas