Jun 2021
29
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Jun 2021
29
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Dificuldades no setor educacional

O ano de 2021 foi desafiador para o setor em função, principalmente, da dinâmica difícil para o segmento presencial e pela incerteza sobre o próximo ciclo de admissão.

Nesse sentido, levantamento da Editora do Brasil de junho de 2020 apontou que a maioria das escolas particulares do país afirmava ter perdido mais de 10% dos estudantes durante a pandemia da Covid-19 até aquele momento. A faixa mais atingida foi a educação infantil, que abarca crianças de 0 a 5 anos.

Além disso, 60,1% afirmaram ter perdido mais de 10% das matrículas, 19,7% perderam mais de 30% dos alunos e apenas 9,6% responderam não ter perdido nenhum deles.

Mas este não foi o único problema, é natural que em momento como este a inadimplência aumente, assim como os descontos concedidos em mensalidades. Nesse sentido, muitos docentes tiveram de ser demitidos pelas instituições, o equivalente a 300 mil, de acordo com estimativa da Federação Nacional de Escolas Particulares (Fenep).

Sinais de recuperação

No ensino superior, avalia-se que há um “acúmulo” de potenciais alunos no segmento presencial aguardando o fim da pandemia para se matricularem em um curso. Esse cenário de demanda reprimida pode ser um indicativo de uma retomada do setor, assim como o avanço da vacinação e o fim da pandemia podem ser um importante gatilho, impulsionando o momento da indústria.

Ainda há o fator de expansão da modalidade de Ensino a Distância (EAD), no qual diversas empresas educacionais listadas em bolsa possuem participação.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas