Jul 2021
5
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Jul 2021
5
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Porque as ações ficam baratas

Como já mencionado, nem todas as ações baratas são uma boa escolha. Mas por que? Muitas vezes, pelo motivo que levou à queda anterior ou pelo motivo que faz com que ela sempre tenha sido barata.

Pode ser em função do endividamento da companhia, o que pode influenciar de forma negativa no seu desempenho, principalmente em caso de eventualidades futuras que podem pressionar o caixa da empresa. Para que ações de empresas como essa venham a valer a pena em poucos meses, é interessante haver uma trajetória precisa para reverter a situação.

Além disso, o mercado pode ter outros motivos claros para estar penalizando o preço da ação, como o potencial do negócio e a trajetória de crescimento recente.

Ações baratas podem não ser a melhor alternativa

O mercado tem motivos para abaixar o patamar de preços de uma ação. Mas mesmo se estes forem infundados e a ação for promissora, o ponto é que até o mercado passar a acreditar na ação e seus agentes passarem a comprá-la, anos podem ter passado com o dinheiro comprometido e a ação estagnada por anos.

Com isso, mesmo que a ação esteja barata e a empresa tenha um grande potencial de upside em relação ao valor justo, podem haver outros ativos mais vantajosos no momento mesmo que tenham uma relação P/L maior, dando o mesmo retorno, mas em menos tempo.

Uma boa oportunidade, por exemplo, são algumas ações que caem de forma relevante, mas sem motivo aparente. Assim, podem trazer uma oportunidade de curto prazo interessante, com alta chance de se recuperarem no curto prazo.

Nesse sentido, podemos citar o exemplo de riscos e fatores de curto prazo que podem penalizar uma ação por anos. É o caso das empresas aéreas, que passaram a ser negociadas por menos da metade do preço no auge das quedas com a pandemia.

Mesmo assim, ainda não se mostrou que é um bom momento para investir, visto que ainda havia um bom tempo de incertezas em relação ao turismo e ao retorno das viagens de avião em geral. O e-commerce, por outro lado, disparou e se recuperou muito mais rápido. É tudo uma questão de timing.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas