Jul 2021
6
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Jul 2021
6
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Panorama geral do setor de vestuário

O BTG Pactual estima que o setor de vestuário e calçados deve negociar por volta de 27x P/L para 2022, o que não é barato. Com a recuperação do segmento em 2021 e os investidores olhando para múltiplos de 2022 como métrica mais normalizada, a visão é otimista mesmo após valorizações recentes.

Além disso, deve haver uma maior consolidação do setor, com os cinco maiores players ainda detendo 26% do mercado e o aquecimento da atividade de M&A em função do fortalecimento dos players mais estabelecidos e com maior fluxo de caixa.

Também vale destacar a tendência de penetração dos modelos online, omnichannel e o social selling, isto é, a venda por meio das redes sociais. O marketing de influência tem se tornado cada vez mais comum, criando uma demanda rápida do consumidor.

Para se ter uma ideia, 37% das vendas no varejo no ramo de moda nos Estados Unidos em 2020 se deu por meio do e-commerce, ante 25% um ano atrás. No Brasil, porém, há ainda mais espaço para o crescimento do uso do e-commerce, com 18,6% de penetração no mercado na mesma comparação.

A Zara, por exemplo, afirmou que planeja cortar 1.200 lojas em dois anos, além de investir 2,7 bilhões de euros na estratégia multicanal, atingindo cerca de 25% de suas vendas no canal online até 2022, ante 14% em 2019. No Brasil, entretanto, os maiores players não reduziram a base de lojas durante a pandemia, mas sim aumentaram.

Além disso, o crescimento das vendas nominais do setor já vêm reagindo neste ano. Em abril, cresceu 306% na comparação anual, após 12 meses de quedas. E na comparação com 2019 também foi o melhor mês desde fevereiro de 2020.

Empresas promissoras do setor

As principais teses estruturais destacadas pelo BTG Pactual são a Arezzo, Grupo Soma e Track & Field, que combinam um forte momento de curto prazo, expostas à recuperação do consumo das famílias de maior renda, com maior desenvolvimento omnichannel e perspectivas sólidas de crescimento de longo prazo.

Nesse sentido, o banco de investimentos estima um crescimento no lucro líquido até o final de 2022 de 36,5% para Arezzo, 32,5% para o Grupo Soma e 43,9% para a Track & Field.

Arezzo (ARZZ3)

A empresa é vista como uma premium no varejo brasileiro, justificando o valuation mais caro. Tem adquirido outras companhias, como Reserva, Troc e BAW. Ela se beneficia principalmente da recuperação do consumo da classe mais alta, além de ter operações nos EUA.

Grupo Soma (SOMA3)

O Grupo Soma resultou da fusão entre a Animale e a Farm, marcas líderes de moda feminina no país, expandindo-se também para outras sete marcas na última década, mitigando o risco de concentração de receitas.

Além disso, o balanço da empresa é forte, há incentivos fiscais e uma plataforma omni channel. De 2021 a 2025, o CAGR de lucro por ação (LPA) consolidado deve ser de 29%, de acordo com a estimativa do BTG. Por fim, a empresa anunciou ao final de abril que fechou um acordo para unir seus negócios com a Hering, adicionando 37% ao preço-alvo atual do Grupo Soma.

Track&Field (TFCO4)

A Track & Field, mesmo com todos os impactos no setor no primeiro trimestre, teve um desempenho positivo, que deve continuar avançando com a retomada do consumo das classes de renda mais alta. A empresa possui um modelo de negócios de margem alta e presença nacional, com formato de loja flexível.

Mas vale ressaltar que há o risco de baixa liquidez das ações da Track & Field.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas