Jul 2021
10
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Jul 2021
10
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Cenário internacional

A variante Delta do Covid-19 chamou a atenção no Japão, com o país entrando em estado de emergência.

Os pedidos de seguro-desemprego nos EUA subiram e ficaram em 373 mil na semana, acima do esperado de 350 mil. Já a economia americana em maio gerou 9,2 milhões de vagas de emprego, levemente abaixo do esperado, de 9,3 milhões.

A inflação para o consumidor na China em junho continuou baixa, tendo elevação anual de 1,1%, mas a inflação ao produtor está elevada e teve alta anual de 8,8%. Preocupado com sinais de perda de ritmo, o Banco Central da China reduziu as reservas bancárias, devendo injetar mais de US$ 150 bilhões na economia. Os Índices de Gerentes de Compras no país também vieram abaixo do esperado.

Por fim, o Banco Central europeu anunciou que deve reduzir estímulos, parando de realizar recompras de títulos, o que mexeu um pouco com o mercado.

Cenário nacional

No Brasil, mais de 110 milhões de vacinas foram aplicadas até então, e o ritmo de vacinação avançou, com 1,7 milhões de doses aplicadas diariamente. Alguns reflexos na reabertura da economia já têm sido vistos. As vendas do varejo subiram 1,4% no mês e 16% no ano, mas abaixo da expectativa.

Além disso, o IPCA de junho no país trouxe alta mensal de 0,53% e anual 8,35%, em linha com o esperado pelo mercado. Já em relação à reforma tributária, ou ela vai sair bem feita ou não vai sair, diz Guedes. Afirmou ainda que não haverá aumento de impostos, embora tenha voltado a defender a taxação de dividendos.

O PL da privatização dos Correios já está pronto para votação, segundo o governo, que vem mantendo conversas com empresas e investidores a princípio interessados no negócio.

Para saber mais detalhes, confira o fechamento semanal de mercado da APX Invest.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas