Jul 2021
25
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Jul 2021
25
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

3 opções para o investidor passivo

ETF (Exchange-traded fund)

Um ETF é um fundo de índice, em que você consegue investir em um fundo, assim como qualquer outro, mas que replica os ativos presentes em determinado índice. Funciona da mesma forma que um fundo de investimentos, mas a estratégia é sempre comprar os ativos que estão dentro de determinado índice, também chamado de subjacente.

Dessa forma, o gestor ajusta a composição do ETF para que ela seja o mais parecido possível com a do indicador. Portanto, é possível ter ETFs que acompanham o Ibovespa, por exemplo, por meio do ticker BOVA11. Já o PIBB é referenciado no IBrX-50, índice formado pelas 50 ações mais negociadas e representativas da bolsa brasileira. E até mesmo pode comprar ações de índices internacionais, como o S&P500, que é replicado pelo IVVB11.

Vale ressaltar que suas cotas são negociadas em bolsa da mesma forma que as ações.

Hoje também é possível comprar ETFs baseados em índices de renda fixa, como o IMA-B, que acompanha os títulos públicos atrelados à inflação.

Fundos de investimento

Os fundos de investimento funcionam de forma semelhante aos ETFs, em que você não precisa tomar as decisões sobre ativos para comporem a carteira em si. Porém, neste caso a escolha dos ativos é administrada por uma gestora. Assim, vale ficar atento neste caso à estratégia do fundo, para conferir se esta bate com o seu objetivo. Por exemplo, dependendo da sua propensão a risco, você pode escolher um fundo com mais ou menos exposição à renda variável.

Casas de research e assessoria de investimentos

Se você quer tomar as suas decisões de investimentos, mas obter auxílio de pessoas experientes neste processo, esta alternativa é para você.

Uma assessoria de investimentos poderá te instruir sobre os fundamentos dos papéis, cenário econômico e como isso pode impactar, dentre outras questões. Já as casas de research geralmente disponibilizam materiais sobre, de forma a lhe dar insumos para que você possa analisar no que pretende investir.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas