Ago 2021
2
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Ago 2021
2
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

S&P e Nasdaq praticamente em suas máximas históricas

O Nasdaq Composite, índice que contém as maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos, mais do que duplicou seu valor de mercado desde o auge das quedas com a pandemia. Enquanto isso, o S&P 500 subiu cerca de 90%. Este engloba as 500 maiores empresas do setor industrial listadas em bolsa no país.

A última máxima de fechamento reportada pelo índice foi no dia 26 do último mês, com 4.422,3 pontos, sendo que hoje ele em 4.395, de acordo com o fechamento da última sexta-feira (29). O Nadaq também bateu sua última máxima no mesmo dia, com 14.840,71 pontos, estando em 14.672 na última sexta.

As ações de tecnologia estão voltando nos EUA

Durante certo período deste ano, as chamadas ações de valor, que geralmente estão atreladas à economia tradicional, estavam desempenhando melhor do que as ações de growth, ou seja, as ações de crescimento, principalmente as companhias de tecnologia que haviam subido muito no ano anterior em função da pandemia e das restrições que incentivaram a digitalização mais intensa dos serviços.

Mas agora as ações de tecnologia, por exemplo, estão aumentando sua vantagem em relação a outros setores. Afinal, trata-se de uma tendência de longo prazo que empresas se tornem cada vez mais fortes neste segmento.

Porém, as ações de growth não se resumem apenas a isso. Elas consistem basicamente em companhias que possuem forte potencial de crescimento, sendo também um setor mais arriscado pois abarca empresas menos consolidadas. É a regra dos investimentos: quanto maior o risco, maior o retorno, mas também maiores são as chances de perdas. Trata-se, portanto, de um investimento com base no potencial da empresa e não necessariamente em seus resultados atuais.

Dessa forma, faz todo o sentido que as empresas de growth tenham voltado a intensificar seus ganhos, visto que em momentos de maior volatilidade e risco no mercado, suas ações caem de forma mais intensa, o que se aplica ao contexto de pandemia.

Além disso, vale ressaltar que a rotação para ações de valor está entrando em seu quarto mês consecutivo, o mais longo período desde 2016.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas