Ago 2021
28
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Ago 2021
28
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Cenário internacional

O presidente do Federal Reserve, o banco central americano, Jerome Powell, sinalizou que o início da redução das compras de títulos deve ser adiado com risco da variante Delta. A economia dos Estados Unidos continua a progredir em direção às condições estabelecidas pelo Fed para reduzir seus programas emergenciais da era da pandemia.

No simpósio Jackson Hole, a sinalização foi de cautela em relação à decisão de elevar os juros enquanto tentam levar a economia ao pleno emprego nos EUA. Além disso, ele afirmou que deseja evitar controlar uma inflação “transitória” e potencialmente desencorajar o crescimento do emprego no processo. Após esperar pelo anúncio durante a semana, o mercado reagiu bem, com S&P 500 e Nasdaq renovando máximas de fechamento.

Além disso, a Câmara dos EUA avançou com a agenda doméstica trilionária do presidente Joe Biden. A votação de linha partidária na Câmara dos Estados Unidos aprovou uma estrutura orçamentária de 3,5 trilhões de dólares para avançar com os planos de expansão do atendimento infantil, dentre outros programas sociais.

A variante Delta e problemas de oferta atrasaram a atividade empresarial dos EUA em agosto, ao analisar o PMI. O avanço da atividade empresarial dos Estados Unidos desacelerou pelo terceiro mês consecutivo com as restrições de capacidade, escassez de oferta e a rápida propagação da variante Delta. Estes fatores enfraqueceram o impulso da recuperação diante da recessão induzida pela pandemia no ano passado.

Os pedidos de seguro-desemprego nos EUA subiram e superam projeções de economistas. O número de americanos que solicitaram o seguro-desemprego pela primeira vez subiu em 4 mil pedidos na semana passada, totalizando 353 mil, de acordo com dados divulgados pelo Departamento do Trabalho dos EUA. A alta foi maior do que a expectativa dos economistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 350 mil. Além disso, o número de pedidos iniciais na semana anterior foi revisado para cima, a 349 mil, de 348 mil da leitura anterior.

Cenário doméstico

O Brasil criou 316.580 postos de trabalho formais em julho, resultado de 1.656.182 admissões e 1.339.602 desligamentos.

Além disso, o presidente do Banco Central brasileiro, Campos Neto reforçou o descolamento entre a percepção sobre o lado fiscal e a realidade. Segundo ele, os dados fiscais do país estão próximos aos níveis estimados antes da pandemia e o descolamento se deve à avaliação de que diversas medidas recentes do governo visavam um aumento do Bolsa Família no próximo ano. Ele frisou que o próprio Presidente da Câmara, Arthur Lira, havia assegurado não haver intenção de romper o teto fiscal.

O IPCA-15, prévia da inflação oficial de agosto, acelerou a 0,89%, maior resultado para o mês desde 2002. A alta foi puxada pelo aumento de 5% na energia elétrica e de 2,05% na gasolina. No ano, o índice acumula avanço de 5,81% e nos últimos 12 meses de 9,30%. Outra pressão vem dos preços dos alimentos no mercado internacional, em particular as proteínas animais, que projetam uma inflação de 5% para 6,9%.

As vendas no comércio nacional cresceram 1,2% em julho deste ano na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios registrou maior expansão (10,5%), decorrente do tempo mais frio e do inverno prolongado neste ano no Centro-Sul do país. Já o segmento de veículos, motos e peças foi o único que teve queda no mês (-1,8%), segundo as informações do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas