instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

MERCADO DIÁRIO

por Tiago Pessotti

Vamos-JSL.jpg

Simpar: boa ação para comprar?

A Simpar é uma holding que controla empresas como a Movida (MOVI3), do setor de aluguel de carros, Vamos (VAMO3), que atua com aluguel de caminhões, JSL (JSLG3), do segmento de logística, transporte rodoviário de cargas e fretamento, entre outras.

Hoje vamos falar sobre as considerações de Heloisa Cruz, fundadora e gestora do Fundo de Investimento em Ações Stoxos, sobre a Simpar (SIMH3) na live Conversa com Gestor desta terça-feira (14).

Para conferir os detalhes da live entre aqui.

Vale a pena?

“A Simpar é uma empresa que não mede seus indicadores da mesma forma”, na avaliação de Heloisa. Esse é um dos fatores que, segundo ela, fazem com que a alavancagem da empresa pareça alta aos investidores, de forma a reduzir o preço das ações. Nos últimos dois meses, vale ressaltar, a empresa caiu cerca de 20% desde o topo em que chegou. A Movida foi adquirida por pela Simpar quando esta estava extremamente baixa. Heloisa conta que comprou neste período e teve a sorte da ação subir bastante. Para a gestora, outra questão que joga a favor da Simpar é a alta qualidade dos serviços prestados. O próprio lema da empresa denota isso: atender para atender. Assim, apesar de não serem os mais baratos do setor, garantem segurança aos serviços a serem prestados para seus clientes, fazendo com que o índice de renovação de contratos seja muito acima de 90%. O efeito de rede proporcionado pela dimensão da holding também é maior. Com isso, ela possui vantagens competitivas, conseguindo comprar a um preço menor a sua matéria-prima. No auge da pandemia, por exemplo, ela comprou cerca de 1600 caminhões a preços descontados. E agora, apesar dos veículos em falta, a empresa está muito bem posicionada.

Espaço para conquistar

O potencial de crescimento da empresa, conforme a conversa, parece bem elevado. De acordo com Eloisa, a ação deve andar com o tempo conforme o negócio vai ficando mais conhecido. Atualmente, a empresa tem um market share, ou seja, uma participação de mercado, de 1%. Ou seja, há um amplo espaço para expansão. O mercado apenas não percebeu tão amplamente essa questão porque poucas pessoas e casas cobrem o papel, visto que há uma alta complexidade na empresa, com diversas empresas sob sua gestão. Mas ela ressalta que há um alto potencial de crescimento em cada uma delas. Para saber mais sobre a empresa, acesse a conversa com gestor no YouTube ou Instagram. Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.