instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

MERCADO DIÁRIO

por Tiago Pessotti

bolsas.jpg

Como analisar uma ação com base no cenário do mercado?

Existem formas diferentes de analisar uma ação. Uma delas é direcionando a alocação de recursos com base no cenário econômico, ou seja, o que a economia está apontando, quais são os ciclos de alta naquele momento, entre outros fatores. O nome disso é análise top down, e é utilizado por diversos players no mercado de ações.

O que é análise top down?

A análise top down consiste em selecionar os ativos a serem comprados sob um prisma das condições gerais da economia, como taxa de juros, condições do câmbio, se o momento é de crescimento ou recessão. Nesse sentido, a análise consiste em ver os fundamentos de cada setor, como por exemplo empresas de growth, cíclicas, defensivas, focadas em tecnologia, ou mesmo descontadas em relação ao seu valor justo — value investing. Devido à quantidade cada vez maior de notícias circulando internacionalmente, isso influencia cada vez mais. Assim, o processo de escolha das ações é muito baseado na sensibilidade de cada setor em relação às condições macroeconômicas atuais. Por exemplo, o setor aéreo é sensível ao preço do petróleo, o que tornaria estas empresas um investimento ruim em momentos de alta das commodities, por exemplo. Afinal, sua atividade base depende do combustível, cujo preço está diretamente relacionado ao petróleo. Portanto, se este sobe, estas se tornam menos lucrativas, enquanto aplicar em petroleiras poderia fazer mais sentido, por exemplo.

Como a análise top down se aplica no cenário atual

Algumas empresas foram favorecidas pelo fechamento da economia em 2020 em função da pandemia, como é o caso daquelas focadas em tecnologia e no digital. Isso porque o comércio eletrônico ganhou mais adeptos, assim como o uso de serviços digitais teve um crescimento considerável. Após, com a eterna tese de retomada, muitas empresas migraram para empresas mais penalizadas pela pandemia. Mas no momento atual, por exemplo, apesar do desconto em geral da bolsa, algumas das empresas podem ser favoritas para retomar aos patamares atuais. É o caso de bancos e outras empresas do setor financeiro, que tendem a ser beneficiar da alta da taxa de juros, como mencionou o Estrategista-chefe da APX Invest Tiago Pessotti na Visão do Estrategista deste mês. Esta apresentação tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Essa apresentação é um documento de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.