instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

MERCADO DIÁRIO

por Tiago Pessotti

download-4-1.jpg

Stock picking: como selecionar boas ações

A estratégia stock picking para investir consiste, da forma mais simples possível, em fazer uma seleção das melhores ações para obter ganhos com a valorização acima da média do mercado. Média esta que geralmente é medida por índices, como o Ibovespa no brasileiro.

A expressão vem do inglês, sendo que picking significa “seleção”. Assim, a implementação dessa estratégia busca escolher ações com base naquelas em que há maior potencial de valorização ao considerar a relação entre risco e retorno do ativo.

Tentando bater o mercado

Como já falamos, o objetivo dessa estratégia é fazer a melhor seleção possível com base nas informações disponíveis para, então, superar o mercado. De forma geral, todos os fundos de investimento em ações e investidores que tocam sua carteira por si mesmos adotam o stock picking, embora nem todos sejam bem-sucedidos. A exceção são os fundos de gestão passiva (ETFs), que apenas replicam índices de mercado, os quais vamos detalhar mais à frente. Sobre a melhor forma para selecionar ações, há alguns indicadores a serem levados em consideração. Em primeiro lugar, a análise fundamentalista mostra quais são as melhores empresas para investir em termos qualitativos. Mas também não podemos deixar o preço das ações de lado, pois se você comprar uma boa empresa por preços muito altos, pode não valer a pena.

Gestão ativa vs. gestão passiva

A principal característica do stock picking é a gestão ativa do patrimônio, ou seja, uma escolha deliberada entre as empresas que compõem o mercado. Mas você sabe o que é gestão ativa e passiva do portfólio? Na gestão passiva, o investidor acompanha um benchmark de mercado, geralmente um índice, que pode ter as empresas selecionadas de acordo com o tamanho, a liquidez, entre outros indicadores. No Brasil, a principal referência é o Índice Bovespa, que seleciona cerca de 80 empresas com maior liquidez no mercado, mas há outros, como o Small Caps ou IBrX50. Nos EUA, temos alguns como S&P 500, Nasdaq 100 e Dow Jones. Por outro lado, na gestão ativa, a ideia é superar o benchmark por meio de ações com alto potencial de valorização, de empresas sólidas e com bom desempenho no mercado, ou de empresas descontadas em relação ao próprio valor. Também existem fundos que podem fazer a gestão ativa para você caso julgar necessário, assim como profissionais de mercado que são de grande utilidade neste processo de seleção e análise das principais ações e indicadores. Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.