instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

MERCADO DIÁRIO

por Tiago Pessotti

reserva-oportunidade.jpg

Reserva de oportunidade: vale a pena?

Sempre que a bolsa cai você fica frustrado por não ter dinheiro para comprar? A reserva de oportunidade serve exatamente para estes momentos.

Da mesma forma que a reserva de emergência, ela precisa ser alocada em aplicações com maior liquidez, para que possa ser retirada com agilidade quando for necessário. Mas ao contrário desta, ela serve para os momentos em que se encontra uma oportunidade no mercado, e não para momentos de necessidade.

Devo ter uma reserva de oportunidade?

Em momentos de grandes quedas na bolsa, começam a surgir mais dúvidas sobre o tema. Não é “obrigatório” ter uma reserva de oportunidade da mesma forma como é ter um reserva de emergência. Trata-se de uma opção a depender de perfil. Dessa forma, esta reserva será utilizada quando você visualizar alguma oportunidade no mercado, seja por grandes quedas na bolsa, por títulos disponíveis em condições específicas e por uma curta janela de tempo, entre outros. Mas aqui está a questão: como visualizar uma oportunidade? Pode ser bastante difícil saber quando há ou não uma oportunidade a sua frente. Nesse sentido, lembre-se de que é muito difícil comprar no fundo, por exemplo. Esperar por crises não vale a pena, pois como já falamos em ocasião anterior, nem mesmo Deus consegui bater a estratégia do preço médio. Assim, muitas pessoas não fazem reserva de oportunidade, e sempre alocam o dinheiro quando o recebem. Mas quando não encontram ativos a bons preços, aí sim a reserva de emergência passa a fazer sentido. Neste caso, o ideal seria alocar em aplicações de renda fixa com alta liquidez, para que ao surgir a oportunidade seja possível aproveitá-la. Caso opte por ter a reserva de oportunidade, algumas das métricas para escolher o momento certo podem ser analisar o valuation, os múltiplos do mercado naquele momento, entre outros fatores. Para citar como exemplo, podemos ver no momento atual múltiplos similares aos do auge do Covid-19, como mostrei nesta coluna. Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.