instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

MERCADO DIÁRIO

por Tiago Pessotti

Trabalho-EUA.png

Aberturas de novas vagas de trabalho mostram que a economia americana continua em expansão

O número de novas vagas de trabalho abertas em junho, nos Estados Unidos, superou as expectativas dos analistas de mercado e mostra que a economia continua crescendo de forma acelerada. Para controlar a inflação o Federal Reserve, o banco central americano, deve continuar aumentando a taxa de juros.

Federal Reserve deve continuar elevando a taxa de juros

Foram abertas 370 mil novas vagas de trabalho em junho, nos Estados Unidos.  Quase o dobro do que era esperado pelos analistas de mercado, 200 mil. O dado mostra que a economia americana continua crescendo de forma acelerada, embora tenha diminuído a parcela de colaboradores com 25 a 54 anos – a mais relevante da força de trabalho. O cenário força o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) a continuar elevando a taxa de juros. Na próxima reunião do Comitê de Mercado Aberto do Fed, marcada para o final deste mês, deverá ocorrer um novo aumento de 0,75 ponto percentual. Isso porque a esperada retração na economia não se consolidou. No curto prazo, o dólar pode ganhar força diante de outras moedas, levando a um pior desempenho dos ativos de risco. Essa dinâmica já impacta no preço das commodities agrícolas. Nos últimos dias, os preços de alimentos, por exemplo, voltaram a subir consideravelmente. O mesmo ocorreu com o petróleo. Investidores estão na expectativa para o início da temporada de balanços corporativos nos Estados Unidos, começando pelos resultados dos bancos em relação ao segundo trimestre deste ano. Analistas de mercado estão bastante otimistas com os lucros, mas poderá ocorrer uma revisão desses números para baixo.

China e Brasil

A China vai divulgar, na próxima quinta-feira (14), resultado do PIB do segundo trimestre. A expectativa é de crescimento de 1%, ante um salto de 4,8% no trimestre anterior. Embora o governo continue estimulando a economia, foi registrada uma forte desaceleração. Durante a madrugada, os contratos futuros de minério de ferro negociados no país recuaram 4%. No Brasil, foi divulgado o resultado do Índice de preços ao consumidor cheio e foi menor que o esperado. O mercado esperava aumento de 0,7%, mas o salto foi de 0,67%. O motivo é a queda no preço do etanol. Somente nos próximos meses, a limitação na cobrança do ICMS sobre combustíveis deverá impactar na inflação, mas no curto prazo. O índice dos gerentes de compras (PMI) segue mostrando um quadro de atividade brasileira muito forte, com destaque para as vendas de veículos. O cenário, porém, obriga o Banco Central a continuar elevando a taxa de juros para controlar a inflação.  Fazendo uma análise “anualizada”, a inflação no país ainda está perto dos 12%.