Renata Barreto enxerga desaceleração na economia dos EUA
Sucessor de um tradicional grupo de varejo de calçados capixaba, Bruno Matias pretende construir seu próprio legado. Nesta semana, Matias viajou para Lisboa para apresentar a Unit, fintech capixaba de crédito consignado privado, no maior evento de startups e inovação do mundo, o Web Summit. Na tarde desta quarta (06), Matias subiu no palco “Startup Showcase” para introduzir sua empresa a um grupo de investidores de todo o mundo. Dali, se reuniu com investidores de fundos de venture capital americanos e europeus.
Entre os dias 4 e 7 de novembro de 2019, a Altice Arena, em Lisboa, recebe a 11ª edição do Web Summit, uma das maiores conferências de tecnologia do mundo. Essa edição contou com a participação de empreendedores e lideranças do Espírito Santo. Entre outros, estavam presentes o presidente da FINDES Leonardo de Castro e o governador do estado Renato Casagrande.
Em uma rede social, Casagrande diz que a presença em um dos maiores eventos de tecnologia do mundo é um compromisso com a agenda de inovação do ES. Leonardo complementou, dizendo que “são poucos os estados em que há uma aliança tão forte entre governo e o setor produtivo”. Sintonia é a palavra.
Um dos destaques do evento foi a presença de Edward Snowden, que compartilhou sua visão sobre uso indevido de dados, preocupado com o modo como eles estão sendo utilizados.
O ex-funcionário da NSA ainda foi expressivo ao dizer que as gigantes de tecnologia, como Google, Facebook e Amazon, estão no topo da lista dos “abusadores”, por meio do uso (nem sempre autorizado) dos dados dos usuários. Em meio a um mundo cada vez mais digital, Snowden parece preocupado com o poder (no caso, dados) concentrado na mão de algumas poucas instituições de grande porte.
Larissa Marcelha, especialista em SEO e marketing digital, participa nessa semana de maior evento de marketing do Brasil e conta um pouco sobre o que aprendeu.
Considerada uma das potenciais startups brasileiras a se consagrar unicórnio em breve, a Resultados Digitais, empresa que desenvolve softwares e aplicações para marketing digital, deu início esta semana à sétima edição do RD Summit. O evento, considerado o maior das áreas de Marketing e Vendas da América Latina, reunirá mais de 12 mil pessoas e 150 palestrantes nacionais e internacionais.
Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, destacou ainda que hoje os esforços empresariais – e, claro, das startups brasileiras– devem ser focados em jornada do cliente, adaptação dos negócios à tecnologia e, principalmente, sigilo das informações. “Quem não conseguir interpretar a questão de dados estará morto nos próximos anos”, sentenciou.
Nos próximos dias, os palcos do RD Summit – oito no total – receberão nomes de peso, como Gary Vaynerchuk, uma das maiores autoridades do mundo em Marketing Digital e Ann Handley, referência mundial em Marketing de Conteúdo.
Conversamos com Bruno Matias da Unit. Segundo ele, um dos fatores que contribuiu para a seleção de sua startup para falar em um dos palcos do evento e pela alta procura dos fundos foi o fato do crédito consignado ser um produto seguro e que consegue aliar alta rentabilidade para investidores (entre 12% e 17% ao ano) e taxas baixas para os tomadores.
Uma união de relato pessoal e guia para empreendedores, o livro Nada Easy, de Tallis Gomes, é a leitura da semana. Escrito pelo empreendedor conhecido por fundar o Easy Taxi, o livro relata os desafios da criação do aplicativo de solicitação de táxis e, sobretudo, ressalta as principais ferramentas de gestão e criação para tirar qualquer ideia do papel. Em meio a um cenário como o brasileiro, muitas vezes adverso ao empreendedorismo, as lições do livro podem ser de grande valor para os que desejam adentrar esse mundo.
Outubro foi um mês aquecido no mercado de Venture Capital (investimento em startups) no
Brasil. Ao todo, foram realizadas 32 rodadas de investimentos em startups, movimentando mais de US$ 180 milhões. Destaque para o SoftBank, que movimentou cerca de US$ 115 milhões, aproximadamente 65% de todo o valor movimentado no mês. Dentre os setores que mais receberam rodadas de financiamento, destacam-se o financeiro (6 aportes) e o de varejo (5 aportes). Em seguida, os setores de tecnologia de informação (TI), saúde e agronegócio, todos recebendo 3 aportes cada.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória