Golpes financeiros afetam 23 milhões de brasileiros; entenda como se prevenir
Estamos passando por uma revolução no ambiente de negócios e inovação do Espírito Santo. A realização do Startup Summit, pelo Sebrae, em Vitória, reforça esse movimento. O evento que acontece entre sexta-feira e hoje reuniu diversas atividades para o público em geral, empreendedores, estudantes e investidores que querem conhecer e aprender sobre o novo ecossistema de negócios que surge no estado. Uma das principais atividades, o Startup Weekend, organizado por Brunela Brunetti (foto) e time, desafiou diversos jovens a transformar uma ideia inovadora em uma empresa viabilizada em apenas 54 horas. Confira essa e outras atrações do Sebrae Startup Summit abaixo.
A estrutura de 3.600 metros quadrados montada na Praça do Papa, abriga 15 espaços de inovação e tecnologia. Nos últimos três dias, foram realizadas mais de 40 atividades como palestras, meetups, campeonato de games, batalha de drones, além da exposição de 16 startups capixabas que apresentaram seus produtos e serviços.
A escolha do Espírito Santo para receber o Startup Summit foi um reflexo da evolução do nosso ambiente de negócios. Para o gerente nacional de inovação do Sebrae, Paulo Renato Macedo Cabral, o ES está ganhando destaque por conta das iniciativas de empreendedores em apoiar o desenvolvimento do ecossistema local (incubadoras e aceleradoras, por exemplo). Por isso, o estado foi selecionado para receber sua primeira edição do Circuito Startup Summit, que conta com diversas atrações e atividades ligadas ao empreendedorismo e inovação.
STARTUP WEEKEND DESAFIA JOVENS A CRIAR EMPRESA EM 54h
Dentro da programação do Startup Summit, o Startup Weekend (SW) foi uma das atividades mais intensas e desafiadoras. Na sexta-feira, um grupo de jovens, estudantes e empreendedores se dividiu em times, selecionou ideias e começou a colocá-las em prática. Ontem, um time multifacetado de mentores chegou ao SW para orientar os empreendedores e auxiliar no desenvolvimento dos projetos. Hoje, à partir das 17h, os times apresentam no palco principal os projetos a uma série de jurados que irão eleger o mais viável e promissor entre eles.
Quem presencia esse movimento tão intenso não tem dúvidas de que o Espírito Santo está se transformando em um líder na área de tecnologia e inovação. De estudantes a empresários tradicionais, os capixabas estão se movimentando para entrar na era da transformação digital e levar o ecossistema capixaba a um patamar de excelência em nível nacional e internacional.
André Bortolini faz parte do time de organizadores do Startup Weekend (SW), evento que desafia jovens a criarem e validarem startups em um final de semana. Responsável pela parte financeira, ele conta que o Sebrae teve papel fundamental na realização do SW. A entidade decidiu abraçar o evento e entrar como apoiador ‘master’, inclusive oferecendo o espaço físico dentro do Startup Summit.
Segundo André, ter um Startup Weekend dentro de um evento de inovação organizado pelo Sebrae gera muita sinergia e inspiração para a criação de startups em um período tão curto de tempo. “Estar cercado de projetos inovadores e empreendedores sem dúvidas é muito propício para o surgimento de ideias e para validação delas junto ao público presente”, observa Bortolini.
Com relação aos desafios de organizar o SW, André comenta que reunir jovens interessados em empreender, mentores qualificados e preparar toda infraestrutura necessária exigiu muito da equipe organizadora. Ele conclui que, apesar das adversidades, o empenho da equipe e o apoio do Sebrae permitiram que tudo estivesse pronto com bastante antecedência. De fato, quem esteve presente pode confirmar que o SW Vitória 2019 foi um sucesso.
Você já teve a curiosidade de saber como funciona sua profissão ou seu mercado de atuação em outro lugar do mundo? Originada de uma edição passada do Startup Weekend, a startup capixaba Global Touch ajuda você a fazer isso através do programa de intercâmbio corporativo e empresarial. Segundo a co-fundadora Carolina Ferreguete (foto), o propósito da Global Touch é viabilizar o compartilhamento de conhecimento e experiências entre pessoas e empresas, através da elaboração de roteiros personalizados ligados a inovação ao redor do mundo.
Selecionada pela Google para participar de um programa de mentoria e desenvolvimento, a Feedback Hunter é uma plataforma de pesquisa e satisfação que analisa toda a jornada do cliente, desde a demonstração de interesse pela compra até a definitiva aquisição de determinado produto ou serviço. Para o fundador Leandro Almeida (foto, à direita), o propósito é oferecer a melhor tecnologia e performance para que todas as empresas consigam evoluir seus lucros a partir da alta satisfação de seus consumidores.
Na divertida ‘Arena Drone’ os participantes puderam pilotar drones de diversos tipos, ver pilotos profissionais demonstrando suas técnicas e conhecer como as empresas estão utilizando essas máquinas em suas atividades. Segundo o curador da Arena Drones, Samuel Graciolli (foto), “o objetivo é mostrar como essa tecnologia está próxima de nós. Indústrias, fazendas e diversas outras empresas estão fazendo uso dos drones para trazer eficiência e aumentar produtividade das operações.”
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória