Capixaba produz melhor gin da América do Sul: conheça
O Grupo Coutinho, maior rede varejista do Espírito Santo, detentor das marcas Extrabom, Extraplus e Atacado Vem, está colocando em prática o plano de expansão 2020/2021, que prevê a abertura de 8 novas lojas de varejo e atacado — além da criação de uma loja autônoma, inspirada em modelos da americana Amazon e da capixaba Zaitt, e de um laboratório de inovação próprio para testar novas ideias. Com o casamento entre inovação e tecnologia para melhorar experiência do consumidor, o grupo pretende faturar R$1,5 bilhões já em 2021. Sobre o assunto, conversamos com Fabrício Coutinho, diretor do Extrabom.
A rede varejista dona do Extrabom está surfando a onda da retomada econômica e aposta em inovação para aumentar a eficiência e melhorar a experiência dos seus clientes.
Nos próximos dois anos, o grupo prevê inaugurar oito lojas, das quais duas já foram abertas ao público ainda em janeiro deste ano– um supermercado Extrabom e um atacarejo da rede Vem. As próximas seis lojas serão dois atacarejos e quatro supermercados comuns, todos na Grande Vitória.
A terceira nova loja do ano já tem data prevista para inaugurar, proximo dia 18, no municipio de Serra e será um Atacado Vem. Segundo Fabricio, a meta é chegar ao fim de 2021 com um faturamento de R$1,5 bi.
INOVAÇÕES TRAZIDAS DE NOVA YORK…
Para dar suporte ao crescimento da rede e melhorar a interação com consumidores e colaboradores, o Extrabom buscou os melhores modelos internacionais de gestão e tecnologia do varejo.
Em janeiro, Fabricio participou da maior feira internacional de varejo do mundo, a NRF, em Nova York, ao lado do presidente do grupo, Luiz Coutinho. Na ocasião, os participantes assistiram a palestras de executivos da Microsoft, Starbucks e Google, e fizeram visitas técnicas aos ‘cases’ apresentados na exposição.
Ele relata que a experiência trouxe muitas novidades que devem chegar às lojas da rede em breve: “a NRF é uma referência para todo o comerciante que quer estar à frente do mercado. Lá são reunidas as melhores empresas e melhores profissionais do varejo do mundo para compartilhar ideias aplicáveis ao negócio”.
Fabricio explica que o objetivo é sair da zona de conforto e abrir a cabeça: “a ideia é sair um pouco da rotina e visualizar como o setor está progredindo ao redor do mundo, para acelerar o processo de transformação da empresa”, pontua.
O foco da NRF de 2020 foi diferente das edições passadas, pautadas em torno de robótica e tecnologias mais avançadas. “Esse ano o foco foi no uso de tecnologias aplicadas à conexão humana, seja com o cliente ou seja com o time interno. Engajamento é a palavra chave”.
Uma das ferramentas que pretendem importar, cita, é a plataforma de comunicação interna (uma espécie de rede social corporativa) e um sistema de relacionamento com cliente (CRM) que personaliza ofertas de produtos a partir dos gostos específicos de cada cliente.
…E INOVAÇÕES VINDO DE VITÓRIA
O projeto mais inovador do próximo ciclo de crescimento da rede é a loja autônoma do Extrabom. Atualmente, o Extrabom possui uma loja de conveniência autônoma na estrutura do FindesLab, desenvolvida em parceria com a Zaitt, e o e-commerce (loja online) em parceria com o app de entregas Shipp e no site próprio.
Mas Fabricio afirma que o modelo ainda é experimental, voltado para os frequentadores do local. “Nosso objetivo é testar uma loja totalmente autônoma até 2021”, revela.
Caso consiga, o Extrabom será a primeira grande varejista brasileira a funcionar com uma loja 100% autônoma — sem atendentes, onde o cliente não precisa pegar fila no caixa e nem escanear os produtos que consumir.
Com o objetivo de acelerar e dar a devida importância estratégica aos projetos de inovação, ainda no primeiro semestre deste ano o grupo inaugurará seu “LAB”, laboratório de inovação. O nome está em fase final de escolha.
JurisCamp é o programa de imersão jurídica do Mendonça & Machado Advogados, membro do Espaço Jurídico Vitória. Foram selecionados seis acadêmicos de Direito para passarem uma semana vivenciando a rotina do escritório.
Com uma visão modernizada, os anfitriões buscaram romper com os paradigmas da advocacia tradicional e mostrar aos estudantes o futuro da profissão. O escritório destacou que a presença da inteligência artificial deve crescer no direito e que e os futuros advogados deverão se destacar poe qualidades como visão empreendedora e criativa.
Segundo Manuela Mattedi, do Mendonça & Machado Advogados, “a ideia do JurisCamp foi não somente mostrar para os acadêmicos que a advocacia pode ser inovadora, como também apresentá-los à advocacia consultiva, ainda pouco difundida no meio acadêmico, com enfoque especial em operações societárias e negociais”.
Em outras palavras, mostrar o mundo dos advogados de negócios na prática, indo além da teoria de sala de aula. Como convidados, participaram do programa o empresário Marcus Buaiz (ACT1ON/ SPARK) e a advogada Nathalia Cinelli (APEX Partners).
A Taxa de Desemprego no trimestre de outubro a dezembro de 2019 encerrou em 11%. Trata-se de uma queda de 0,8% (p.p) em relação ao terceiro trimestre do ano passado, que estava em 11,6%. A informação é do IBGE.
De acordo com a Economatica, um em cada quatro fundos de renda fixa entregou retornos abaixo da inflação em 2019, isto é, rendeu abaixo dos 4,31% marcados pelo IPCA. Dos 151 fundos, 39 tiveram retorno real negativo.
No seminário ‘Encontro com a Petrobrás’, a Rede Petro ES irá apresentar as perspectivas e investimentos em 2020 no Espírito Santo, com apoio do FCP&G e da Petrobras. Dia 06, de 08h30 às 11h00, no Edivit.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória