Com o aumento do número de casos de coronavírus no Espírito Santo (já são a 40 confirmados e mais de 900 casos sendo investigados), o capixaba se pergunta sobre a capacidade do nosso sistema hospitalar comportar pacientes caso o cenário se agrave nas próximas semanas. Na maratona de lives da Apex Partners em parceria com o Folha Business, o Dr. Antônio Benjamin (CEO do Grupo Meridional) trouxe um panorama sobre a situação do sistema de saúde. A live foi mediada pelo empresário capixaba Marcus Buaiz.
O CEO do Grupo Meridional, Dr. Benjamin, afirma que os hospitais capixabas tem capacidade de receber pacientes e que menos da metade (cerca de 45%) dos leitos em UTI e enfermaria estão ocupados.
Para que o cenário se mantenha estável, o diretor do Meridional afirma que “precisamos do isolamento completo por mais duas ou três semanas, o que tornará curva de infectados menos acentuada.
Após essa quarentena total, o Dr. Benjamin acredita que será possível flexibilizar a paralisação, no chamado ‘lockdown’ vertical, no qual apenas o grupo de risco fica socialmente isolado e as atividades produtivas retornam — junto a isso, esperamos, a renda e o emprego do trabalhador brasileiro.
“Neste momento atual esse isolamento horizontal é necessário por alguns motivos porque a taxa de contágio do coronavírus é muito alta, embora ele não tenha alta letalidade”, afirma o médico.
Ele alerta que devemos ser cautelosos, mas não incitar qualquer tipo de pânico, que pode ser nocivo para quem está tratando outras doenças. “Já registramos pacientes com câncer em processo de quimioterapia deixando de ir ao hospital devido ao medo. E uma semana e um mês são períodos de tempo decisivos para a vida desses pacientes”.
O protocolo de tratamento de infectados pelo Covid-19 no Meridional pode incluir o uso de cloroquina, medicamento normalmente utilizado para tratamento de malária, e que foi apontado por pesquisadores e periódicos internacionais como eficaz no tratamento da Covid-19. Ao redor do mundo, diversos hospitais de renome internacional já fazem o uso do medicamento.
Neste momento de dificuldades econômicas, tanto empresas quanto trabalhadores se atentam ao dinheiro em caixa.
Contudo, apesar de empresas terem um olhar atento à finanças, esse zelo nem sempre se repete na vida pessoal dos trabalhadores. É fato que apenas 6% da população brasileiro poupa parte de seu salário. Assim, períodos econômicos mais difíceis podem prejudicar o sustento das famílias.
Nesse contexto, a Unit, fintech capixaba, percebendo a preocupação dos empresários com a saúde financeira de suas equipes, está temporariamente liberando o seu curso “Educação Financeira e Planejamento Financeiro Pessoal para Tempos de Crise” de forma gratuita.
As aulas são em formato 100% online, para que todos trabalhadores possam assisti-lo durante o período de quarentena/ home-office. Para participar agora e sem custos, é possível realizar o cadastro pelo link https://bit.ly/UnitEmpresario
A marca capixaba Origens comemora 10 anos de existência. Para comemorar a data, lançou um webinar contanto sua história. O vídeo está disponível no Instagram @sejaorigens.
Países do G20 se unem pra ajudar economia e somam pacote de estímulos na casa dos US$ 5 tri (ou dois PIBs do Brasil).
Todas as lives dessa semana estão sendo resumidas e comentadas no Twitter @ricardofrizera e @apexpartners_
Bolsa fecha quinta em alta de 3,6% e se aproxima de primeira semana positiva desde meados de fevereiro. Dólar fecha quinta abaixo de R$ 5 com notícias mais positivas no exterior.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória