As consequências econômicas da aprovação do aumento à servidores
A Comissão de Valores Mobiliários alterou uma das regras mais insensatas do mercado financeiro brasileiro. Antes, o investidor não qualificado, com menos de R$ 1 milhão investidos, não poderia de comprar ações de empresas estrangeiras listadas no Brasil, conhecidas como BDRs. Com a mudança de regras, o pequeno investidor poderá diversificar seu portfólio com ativos internacionais como Coca-Cola (B3: COCA34), Visa (B3: VISA34), Facebook (B3: FBOK34), Apple (B3: AAPL34), Google (B3: GOGL34), sem necessidade de conta no exterior. Entenda porquê isso é positivo para o brasileiro investidor.
A nova regra da Comissão de Valores Imobiliários que permite qualquer brasileiro comprar BDRs abre muitas oportunidades para o investidor pessoa física brasileiro diversificar seu portfólio de investimentos, com opções antes disponíveis para grandes investidores.
Douglas Pezzin da APX Investimentos explica que “com essa alternativa para a compra de ações, fundos de índice e títulos externos estendida à todos os brasileiros, você poderá comprar um ativo com lastro em uma ação do Facebook da mesma forma que compra uma ação da Vale, por exemplo. Basta inserir a sigla do BDR no Home Broker e comprar”.
Evidentemente, isso poderá ser feito sem a necessidade de uma conta bancária ou conta em corretora no exterior. Pezzin avalia que “isso é importante pois há algumas desvantagens de se comprar uma ação diretamente no exterior, como carga tributária, spread cambial, taxas e dificuldades práticas com a burocracia envolvida no processo.”
Além da possibilidade de diversificar o portfólio e reduzir exposição ao ‘risco Brasil’, o investidor também “dolariza” seu patrimônio. Em outras palavras, além da variação das ações, o investidor também fica exposto à variação do dólar, o que protege o investidor contra a desvalorização do real.
Douglas projeta ainda que “a gama de produtos oferecidos por meio de BDRs aumente ainda mais, visto que agora o público comprador será maior. Essa expansão da oferta de produtos é, mais uma vez, positiva para o setor e para as possibilidades de diversificação dos portfólios individuais. Há 423 empresas listadas na B3, enquanto bolsas mais consolidadas disponibilizam mais opções. A de Nova York possui mais de 2 mil empresas e a Nasdaq se aproxima das 4 mil empresas listadas”.
PRÓS E CONTRAS
É fato que existem custos envolvidos na aquisição de BDRs inexistentes em corretoras estrangeiras. De forma geral existe um spread (aumento no valor) entre 0,3% e 0,5% para ativos com menor volume de negociação, dado que existem bancos chamados de ‘market makers’ responsáveis por tornar a compra ou venda possível.
Além disso, existe uma tarifa de 4% sobre os dividendos (o investidor recebe 96 centavos por cada dólar de dividendos).
Essa última taxa deve ser levada em consideração para os investidores de longo prazo, mas o mesmo deve considerar os benefícios de ter ações no Brasil e realizar operações e receber dividendos em reais, sem a dor de cabeça de declarar Imposto de Renda de contas no exterior e fazer remessas de dinheiro para o exterior.
As inscrições estão abertas para o evento de lançamento o novo projeto do IBEF-ES, o CFO Meeting.Trata-se de um segmento exclusivo voltado para diretores financeiros das mais relevantes empresas capixabas. O lançamento será um evento online, gratuito e aberto ao público mediante inscrição, no dia 29 de agosto (sábado), no horário de 9h às 11h. O tema é “Os Impactos da Reforma Tributária no ES e no Brasil pós-pandemia”, com participação de Bernard Appy, Luiz Carlos Hauly, Vanessa Canado e Ana Paula Vescovi, entre outros convidados.
Atuando há mais de 30 anos no Estado, o IBEF é o principal ponto de encontro da comunidade de economia e finanças do estado, realizando uma série de eventos de destaque, como o Equilibrista, Encontro IBEF e Fóruns Temáticos. Este ano, o Instituto dá um novo passo com o lançamento do CFO Meeting, segmento exclusivo para diretores financeiros (CFOs) de empresas de médio e grande porte. O projeto prevê eventos presenciais e exclusivos, grupos de discussão e conteúdos temáticos em LIVEs.
Para participar do grupo, é necessário ser CFO ou CEO de empresa capixaba com faturamento relevante. As vagas são limitadas e a aprovação dos interessados será de acordo com a aderência ao perfil.
Para promover cursos e treinamentos que possam contribuir com o aumento da competitividade das empresas, o sindicato buscou a parceria do Sebrae-ES, Sesi e Senai-ES, além de impulsionar as iniciativas do Grupo de Boas Práticas de RH.
Para o presidente do Sindiplast-ES, Jackley Maifredo, a qualificação profissional baseada em uma gestão inovadora será fundamental para assegurar o bom desempenho das empresas diante dos desafios atuais e no pós-pandemia.
As capacitações oferecidas tratam temas como Relacionamento com os Clientes e seus Resultados, Modelo de Negócio, Smarketing, Bootcamp, Gestão de Marketing Avançado, Instrumentação de Processos Industriais com 70% de desconto.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória