IPOs abrem caminho para o crescimento do mercado de ações brasileiro
A Takeat é uma startup capixaba que utiliza da tecnologia para implementar o “garçom digital”. É uma plataforma que facilita a vida do cliente, que passa a escolher e solicitar seus pratos e bebidas digitalmente pela tela do próprio celular sem precisar baixar aplicativo ou fazer algum cadastro. Em conversa com Guilherme Deps, CEO do 40Tena Legal, o fundador e CEO da Takeat, Miguel Carvalho, demonstrou como essa empresa vem transformando a experiência de atendimento em restaurantes, bares, cafeterias e praças de alimentação. A Entenda mais a seguir.
O fundador da Takeat, Miguel Carvalho, conta que a ideia surgiu da união da experiência dele trabalhando como garçom, juntamente com o pensamento lógico e voltado à solução de problemas que o curso de engenharia lhe conferiu. “O propósito inicial é para aquelas situações rotineiras em que as pessoas levantam a mão, chamam o garçom e por diversas vezes não são atendidas naquele momento, então esses clientes de restaurantes e bares em geral acabam se sentindo incomodados.”
Portanto, a ótica da Takeat é simples, conferir uma liberdade maior para que os atendentes e garçons possam focar em prestar um atendimento melhor, mais personalizado e humanizado, pois acabam tendo mais tempo para focar no cliente, possibilitando assim, uma experiência a esse consumidor.
Mas a startup não para por aí, além de realizar boa parte das tarefas que um garçom realiza, facilitando na gestão de pedidos, ela é uma ferramenta para os empresários na otimização dos seus custos. O CEO conta: “sob a ótica do empresário, que por vezes está com a corda no pescoço no lado financeiro e acaba não conseguindo aumentar a sua equipe de atendimento, aí entra a Takeat, que digitaliza esse processo para poder facilitar e simplificar todo esse atendimento.”
Além de ser um “cardápio digital”, com as opções do estabelecimento presentes na plataforma, ela é uma fonte de dados do perfil daquele consumidor, literalmente um “garçom digital” que entende as necessidades do seu cliente. A plataforma fornece ao gestor dados como: quantos clientes novos ele teve, quais são os mais assíduos, quais nunca mais voltaram, porque nunca mais voltaram.
Miguel complementa: “Em um cenário de pandemia e pós pandemia, o conhecimento dos seus clientes é um dos pontos-chave para o sucesso de qualquer restaurante, bar, ou lanchonetes em geral.”
No total já são 22 clientes usando ou prestes a utilizar a plataforma, em sua maioria nas cidades de Vitória e Vila Velha, mas também em polos como São Paulo e Rio de Janeiro.
A startup capixaba está inserida em um contexto em que o modo de consumo do mundo se transformou, os hábitos já não são os mesmos, rapidez e praticidade nunca tiveram tanto em voga e a procura de facilitadores para as demandas diárias tornam soluções como a da Takeat rápidamente aceitas pelo mercado.
*com Guilherme Deps
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) preparou um portfólio voltado para a captação de Conselheiros de Administração. A “Trilha de Formação Conselheiros de Administração” conta com quatro cursos que apoiam no desenvolvimento de profissionais habilitados a implantar em suas organizações conselhos de administração ou consultivos eficazes. Para se inscrever, é só acessar: ieles.com.br/educacao/cursos-de-curta-duracao.
A Trilha também foi desenvolvida para que os profissionais possam exercer o papel de conselheiro de forma efetiva, contribuindo para que as empresas vençam os seus desafios estratégicos e alcancem a longevidade num ambiente de crescente complexidade.
Em formato online, permitindo que o aluno assista as aulas onde desejar, ela está estrutura em quatros cursos abertos, sendo eles “Governança Corporativa”, “O Conselho de Administração Eficaz”, “O Conselho de Administração na Prática” e “Dinâmicas Humanas no Conselho de Administração”. O primeiro começa ainda neste mês de setembro. Os demais acontecem em outubro, novembro e dezembro, respectivamente.
Para mais informações sobre os cursos e valores, é só entrar em contato pelos telefones (27) 3334-5748 e (27) 99802-0189, ou pelo email [email protected].
O clube de assinatura e comércio eletrônico de vinhos Wine pediu registro para oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês)
Fundada pelo capixaba Rogério Salume, após 10 anos de fundação, a Wine.com.br se tornou o maior e-commerce de vinhos da América Latina.
No primeiro semestre, a Wine teve receita líquida de 146,3 milhões de reais, aumento de 26,4% sobre um ano antes. A margem Ebitda ajustada passou de -4,5% para 8,5% no período. Segundo a Wine, as compras feitas por sócios representam 78,6% da receita.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória