Programa 'Mundo Business' estreia hoje na TV Vitória
Por Luiz Henrique Stanger | O mercado imobiliário movimenta altos valores e gera altas expectativas em todas as partes envolvidas no processo de compra e venda. Vendedores buscam uma venda rápida com preço próximo do valor anunciado e os compradores tentam achar uma oportunidade para chamar de sua. Entre as duas partes está a figura do Corretor de Imóveis e na coluna de hoje vou me ater à parte vendedora.
Assista ao teaser do programa Mundo Business. Amanhã, às 10h na TV Vitória.
O pensamento dos vendedores, de modo geral, é que quanto mais gente souber da venda do imóvel maiores as chances de encontrar um comprador e realizar o negócio. Afirmo: ledo engano. Começa então a distribuição da informação de maneira ampla e com informações passados por porteiros e em grupos de WhatsApp.
Corretores são acionados para emitir avaliação do imóvel, fazer suas fotos e é desse momento em diante que a informação é espalhada no ritmo de um rastilho de pólvora e com a qualidade daquela brincadeira “telefone sem fio” ou seja: nenhuma qualidade. Em meio a informações replicadas por porteiros, amigos e vizinhos, entra-se num looping difícil de ter fim.
Soma-se a isso os diversos anúncios feitos por corretores em plataformas de venda, cada um com um preço para tentar performar melhor frente aos algoritmos da internet, valores de condomínio e IPTU diferentes um do outro, metragem diversa e, quando conseguem um cliente, cada um conta sua história sobre a motivação da venda, sobre preço de fechamento e desconto que o proprietário vai dar.
É diante desse cenário que a exclusividade faz sentido quando trabalhada de maneira correta. Vou deixar aqui minha opinião de como você pode vender seu imóvel de maneira segura, com o mínimo de estresse possível e em curto prazo.
Se você decidiu vender procure um profissional que tenha competência no bairro ou em um específico no empreendimento para o auxiliar na formação do preço e nas informações sobre o cenário local. Com as mídias sociais e a internet tão presente no dia-a-dia, fica fácil saber quais foram os empreendimentos comercializados por este profissional ao longo de sua carreira e se a conduta dele é correta. O profissional que consegue uma exclusividade deve trabalhar na administração da venda servindo de canal direto entre potenciais compradores e aberto a parceiros do mercado.
Essa parte é de grande importância pois não adianta ter exclusividade sem proatividade. Certifique-se das informações fornecidas ao profissional e confira como ficou o anúncio do seu imóvel. Nas mídias sociais, site institucional e portal de vendas as informações devem ser precisas e idênticas; além disso, deve conter fotos de alta qualidade, português impecável e com um texto atrativo.
Existem profissionais elevando a régua do mercado produzindo materiais de altíssima qualidade com grande impacto na internet. É preciso assertividade nos anúncios, uma vez que faz parte da sua segurança que o anúncio do imóvel apareça diante de potenciais clientes e não de curiosos ou pessoas que não tem nada a ver com o perfil e valor do imóvel.
Curtiu? Então leia abaixo um pouco mais sobre exclusividade.
Dos imóveis que vendi nos últimos dias, mais de 50% foram imóveis exclusivos e um deles vendi mostrando para apenas um cliente. As palavras-chave são assertividade e proatividade. A exclusividade, na verdade, não é somente da venda, mas sim da administração da venda. Sou o porta-voz diante de potenciais compradores e corretores.
De maneira direta, a exclusividade afasta o leilão do imóvel feito por alguns maus profissionais e confere segurança para o comprador, que terá a certeza de receber a informação correta e direto da fonte. Em meus atendimentos diários ouço dos clientes compradores que não existem muitos imóveis à venda por exemplo na Praia do Canto, mas sim muita gente vendendo os mesmos imóveis. Isso é péssimo para compradores, vendedores e para o mercado.
Veja este exemplo prático. O vendedor precisa acelerar a venda e decide dar um desconto maior no preço anunciado. Se o imóvel estiver exclusivo com um profissional, este procederá à devida alteração em mídias, site e portais, bem como comunicará aos clientes que já fizeram contato anteriormente e aos parceiros do mercado que possuem a informação. Se o produto simplesmente estiver lançado em várias imobiliárias e corretores autônomos, o vendedor precisará monitorar uma infinidade de mídias e contactar um por um para comunicar da baixa do preço. Consegue imaginar o trabalho e aborrecimento?
Outro exemplo é no momento de fechamento de negócio. Se o imóvel é exclusivo, o administrador da venda suspenderá todos os anúncios para que ruídos ou propostas não aconteçam durante a negociação. Sem a exclusividade, em meio à negociação final o comprador encontra anúncios com preço diferente, metragem errada ou propostas malucas muitas vezes são feitas apenas com intuito de segurar o imóvel ou testar os limites do vendedor. E quando seu imóvel continua anunciado apenas para ser chamariz de clientes, mesmo após ser vendido?
Com altos valores e altas expectativas transacionar um imóvel é algo sério e deve ser feito e acompanhado por profissionais com capacidade e reputação ilibada. Não entregue seu patrimônio nas mãos de aventureiros e lembre: a exclusividade vende.
QUERO RECEBER UM LEMBRETE DO PROGRAMA MUNDO BUSINESS NA TV VITÓRIA
Luciano Hang, das Lojas Havan, fez visita a Cariacica para avaliar a abertura de uma filial em solo capixaba. Sem reuniões com políticos, o papo de Hang foi direto com investidores e incorporadores. E está praticamente definido que a Estátua da Liberdade será erguida no megaempreendimento na Nazca em Cariacica, sobre o qual falamos na coluna do último dia 30 (https://www.folhavitoria.com.br/economia/mundo-business/2020/08/30)
Em recente convenção de vendas, Renato Sandri, da RS CONSTRUTORA E INCOPORADORA reuniu corretores de imóveis com relevância local para apresentar em detalhes a história da empresa, os imóveis prontos em estoque e os lançamentos de curto prazo.
O VGV (valor geral de venda) dos imóveis prontos está na casa dos 200 milhões e no curto prazo a empresa lançará empreendimentos com VGV de 240 milhões. A construtora lança nos próximos dias empreendimento de alto padrão no miolo da Praia do Canto. O tapume com imagens do empreendimento, iluminação e fachada chama a atenção de quem passa pelo local.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória