"Pare de sonhar e comece a realizar", diz Rogério Salume, fundador da Wine
Novo fundo do BNDES em parceria com o BANDES tem potencial de investimento em até 20 startups capixabas. O Fundo de Investimentos é dedicado às startups nascentes, com perfil inovador e alto potencial de crescimento. Mais uma opção de captação de recursos para empresas inovadoras capixabas. O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) amplia sua carteira de Fundo de Investimentos em Participações (FIPs) e traz para atuar no Estado um Fundo de coinvestimento, chamado “Anjo”. Entenda mais a seguir.
Acompanhe os bastidores do programa Mundo Business no Instagram e no WhatsApp.
O fundo, lançado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o apoio e participação do Bandes, é gerido pela Domo Invest, uma das principais gestoras de venture capital (VC) no Brasil, que investe em empreendedores disruptivos e inovadores. Com o foco em startups de tecnologia ainda em estágio inicial, o fundo oferece, além de recursos financeiros, ajuda para um melhor e mais rápido crescimento, proporcionando condições das empresas se estabelecerem em mercados competitivos.
O fundo será multiestágio, ou seja, o perfil da carteira será segmentado em estágios de maturação do investimento. Tais investimentos devem atuar preferencialmente nos setores de Agronegócios, Biotecnologia, Cidades Inteligentes, Economia Criativa, Nanotecnologia, Novos Materiais, Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), incluindo fintechs de base tecnológica.
O valor máximo do primeiro estágio de investimento varia de 100 mil a R$ 500 mil, obrigatoriamente, em parceria com investidores anjos ou aceleradoras, na mesma proporção. As startups investidas pelo fundo e que forem destaque no primeiro estágio poderão ser selecionadas no segundo estágio e receber investimentos de até R$ 5 milhões.
“Nos últimos cinco anos, o Bandes vem construindo uma carteira de FIPs que busca alcançar os diversos estágios de desenvolvimento das empresas a serem investidas no Espírito Santo. O FIP Anjo vem proporcionar acesso ao capital para empresas nascentes, inovadoras e de base tecnológica. Também será uma excelente oportunidade para os investidores anjos do nosso Estado, pois pela primeira vez poderão realizar co-investimento, contando com o apoio de gestor profissional em um fundo estruturado CVM e diversificando nacionalmente”, destaca o gerente de Participações do Bandes, Wagner Rubim.
O Bandes é pioneiro nesta forma de investimento no Espírito Santo, tendo sua carteira composta por quatro FIPs: Criatec3, Primatec, Seed4Science e, agora, o FIP Anjo. “Os fundos têm ajudado a desenvolver padrões de governança para as startups e a comprovar a tese de que boa governança corporativa, além de trazer mais transparência e proteção para acionistas minoritários, aumentar o valor da sociedade, facilitar acesso ao capital e contribuir para a perenidade”, complementa o gerente.
Os FIPs são uma modalidade de apoio distinta do crédito tradicional. A empresa gestora do fundo identifica o potencial de crescimento de um negócio e adquire um percentual de suas ações. Ou seja, há uma prospecção ativa de empresas que estejam em cultura de inovação e ascensão e o capital entra como sócio acionista por um período determinado.
Está aberta a votação para a 20ª edição do Prêmio Líder Empresarial, promovida pela Rede Vitória. A premiação tem o objetivo de homenagear os nomes que se destacaram no cenário de negócios e empreendedorismo do Espírito Santo, envolvendo profissionais, formadores de opinião e a sociedade em geral.
Nesta 20ª edição, o Conselho Editorial do Prêmio Líder Empresarial escolheu os representantes indicados que vão concorrer, por meio de voto popular, para as 41 categorias. A votação através do jornal online Folha Vitória e está disponível até o dia 18 de outubro. O resultado será divulgado no dia 19 de outubro.
A auditoria dos votos é realizada de forma independente pela Baker Tilly Brasil.
Clique aqui para conhecer os indicados e escolher os vencedores
Fernando Cinelli, chairman da APX INVESITMENTOS, concorre ao prêmio Líder Empresarial na categoria Líder em Solução de Investimentos Financeiros. No Espírito Santo a APX é representante do BTG Pactual, considerado o maior banco de investimentos da América Latina.
Gustavo Ribeiro, CEO da Marca Ambiental, concorre ao prêmio Líder Empresarial na categoria Líder em Soluções Ambientais. A Marca Ambiental foi pioneira em soluções de destinação de lixo no ES e investe em projetos inovadores no setor, como o Parque das Ecoindústrias.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória