Como o mercado enxerga o futuro do ensino superior
Na semana em que comemoramos o Dia do Empreendedorismo Feminino, o Programa Mundo Business conversou com duas lideranças que mostram a força da mulher no ambiente de negócios do Espírito Santo. São elas Simone Chieppe, investidora serial de startups e acionista da Viação Grande Vitória, e Karol Cavedo, vice-presidente da Ilha Azul Corretora de Seguros e fundadora da Up Health. Confira os principais destaques na coluna de hoje e assista ao programa na íntegra.
Assista ao Programa Mundo Business com Karol Cavedo e Simone Chieppe
Simone Chieppe emprega 1600 funcionários, transporta 30 milhões de passageiros por ano e é sócia de uma série de startups. Mas fora do mundo corporativo, essa mulher empreendedora também é mãe e atleta dedicada.
“Concilio tudo de forma tranquila porque tenho prazer em tudo que eu faço e sou muito focada. Quando estou trabalhando, não consigo tirar meu foco disso, da mesma forma quando estou praticando esportes”, disse Simone ao Programa Mundo Business.
A veia empreendedora que Simone apresenta está no sangue da família, contou a empreendedora e investidora ao Mundo Business. “Venho de uma família com viés empreendedor e muito disciplinada quando o assunto são os negócios. Iniciei no ramo de franquias bem cedo e sempre tive um interesse muito grande pelas áreas administrativa e financeira.”
Após anos atuando no setor de transportes, hoje Simone divide a atenção entre a Viação Grande Vitória, que atua com contratos de transporte público, e a Lion Capital, que realiza investimentos em empresas em estágio de amadurecimento. Ela conta que “Após a saída do ramo de transportes, fundei a Lion Capital, com a proposta de investir em diversos negócios em fase de amadurecimento, mas sem ter uma participação direta na gestão. A ideia é colocar a minha experiência em favor do crescimento desses negócios.”
Hoje, uma das startups mais promissoras da Lion Capital é a clínica de saúde mental Aube, que vai realizar uma expansão nacional a partir de Vitória.
Com relação à participação feminina no mundo dos negócios, Simone encoraja mais mulheres a participarem de posições de liderança. “Sempre atuo em ambientes em que sou a única mulher, como Conselhos de Administração. Não vejo desafio em lidar com muitos homens, mas sinto falta de mais mulheres nessas posições. Nos Conselhos de Administração, me coloco em uma posição de conciliação, trazendo mais sensibilidade às discussões, o que é uma característica positiva geralmente apresentada pelas mulheres”, encerra a empresária.
Karol Cavedo é uma mulher que inspira o empreendedorismo no Espírito Santo e se destaca no meio empresarial. No Programa Mundo Business, conhecemos mais sobre sua trajetória e suas novas frentes de atuação.
Ela, que começou como estagiária de um banco, foi contratada pela Ilha Azul Seguros, empresa onde cresceu profissionalmente e veio a se tornar sócia. “Cresci dentro da empresa com apoio de excelentes “professores”, até que fui convidada a compor um novo time de executivos e ter uma participação societária. Já são 24 anos de casa” contou Karol ao Programa Mundo Business.
Hoje, a empresária também participa do time de fundadores da Up Health, empresa de administração de benefícios que atua como intermediária entre a Samp e pessoas físicas que desejam aderir ao plano de saúde.
Com uma rotina agitada e muitas responsabilidades, Karol disse que conciliar a rotina de empresária e de mãe é um desafio que exige trabalho em equipe. “Lidar com negócios e família exige ajuda. Adoro ser mãe mas também gosto de estar no mercado. É essencial ter apoio em casa e no trabalho para conciliar todos os aspectos da vida.”
Sobre a questão da liderança feminina, Karol tem um ponto de vista pragmático. Ela contou ao Programa que”Ser líder está mais ligado a ter conhecimento, dominar o que faz e saber se relacionar com pessoas do que com o fato de ser homem ou mulher.”
No mês de outubro de 2020, o comércio exterior, brasileiro e capixaba, foi negativo, em todas as bases de comparação, chegando a registrar variação de -27,87% no Espírito Santo, na comparação com outubro do ano passado. (IJSN)
Apesar de ter recuado 1,0 ponto na passagem de outubro para novembro, ICEI-ES revela confiança dos empresários industriais capixabas ao registrar 60,3 pontos no mês. Esse foi o quarto mês consecutivo em que o índice registra confiança do empresário industrial do ES.
Entre os empresários pesquisados, a percepção é de melhora das condições correntes para negócio e as expectativas para os próximos seis meses seguem otimistas. (IEL/Findes)
Na segunda-feira, dia 16, a Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal divulgou o seu Relatório de Acompanhamento Fiscal com as projeções atualizadas para a dívida bruta do Governo Geral, do PIB e de demais indicadores econômicos. De acordo com a IFI, a dívida bruta do Governo Geral fechará o ano em 93,06% do PIB. Em 2019, esse indicador ficou em 75,79% do PIB. Em relação ao PIB, a IFI projeta uma taxa de -4,98% para 2020.
IEL/Findes)
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória