Jan 2021
18
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Jan 2021
18
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Entenda como as empresas se beneficiam dos serviços de uma equipe corporate

Quando se pensa na gestão de qualquer empresa, pensa-se logo em desafios como o marketing, o atendimento ao cliente, lidar com fornecedores, cuidar de impostos e burocracia, buscar mais tecnologia, trabalhar mirando ganhos de produtividade e contratar as pessoas certas para o negócio. Mas empreender traz desafios do dia a dia em que muitos empresários de sucesso possuem dificuldades, como na busca pela melhor gestão do fluxo de caixa, estruturação de crédito e a realização de investimentos de médio e longo prazo — questões cuja relevância ficou ainda mais evidente ao longo de 2020. Pensando nisso, a Apex Partners conta com uma experiente equipe de corporate que dedica sua inteligência e expertise para trazer soluções para os empreendedores capixabas.

O modelo de trabalho conta com um acompanhamento mais direto com o empresário — algo inédito no mercado capixaba. A equipe é liderada por Gustavo Vieira, ex-Safra com mais de três décadas e meia de experiência bancária. “A estratégia passa por um acompanhamento próximo do cliente para oferecer aplicações e investimentos personalizados aos objetivos e necessidades que identificamos em conjunto”, afirma.

Entre as opções para capitalização estão a criação de linhas de crédito, emissões de debêntures, fusões e aquisições e até mesmo abertura de capital na Bolsa de Valores. Esse procedimento é feito em parceria com o BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina.

O time também conta com a especialista em investimentos de pessoa jurídica Nívea Benevides, que atua desde 2001 no segmento de middle market, tendo acumulado passagens pelos bancos Itaú, Votorantim e Safra. Desde o início de dezembro ela assumiu na Apex a posição de Corporate Banker.

Ela conta que o maior desafio de assumir a gestão de carteiras de pessoas jurídicas é conhecer o negócio do cliente, identificar seu perfil e como ele opera no mercado. “É natural o cliente ser um expert em seu próprio segmento, mas não dar tanta atenção à alocação de ativos pensando no fluxo de caixa. É o conceito da divisão do trabalho: o cliente ganhará muito mais dinheiro se estiver focado em fazer dinheiro em seu negócio, então a gente atua dando o suporte necessário para atingir seus objetivos”, afirma.

Benevides cuida da gestão do fluxo de caixa dos clientes a fim de tentar rentabilizar os recursos da melhor forma possível, atentando-se principalmente ao prazo em que o cliente precisará ter acesso ao dinheiro. “Olhamos para investimentos que darão retornos, mas que também tenham liquidez, isto é, caso o cliente precise”, explica. Porém, ao conhecer a estratégia, a estrutura patrimonial e os planos do cliente, há casos em que investimentos possuem horizontes maiores e podem ser planejados a mais longo prazo.

“Cada caso de empresa é muito específico e na gestão de caixa a celeridade é essencial, e é por isso que nosso atendimento é individualizado. É comum elaboramos um planejamento de carteira com multiprodutos, cada um focado em diferentes prazos de resgate”, explica Beatriz Favarato, que teve passagem pelo Itaú e hoje cuida de todo o suporte operacional.

Já o ex-Safra Arthur Fernandes é o responsável pelas operações de crédito e, especialmente, câmbio. Essas operações são comumente feitas por empresas importadoras e exportadoras, mas também podem ser feitas em busca de hedge, que são operações que buscam reduzir ou eliminar riscos de volatilidade. Diante do cenário de desvalorização do Real frente ao Dólar, as operações se tornaram mais comuns.

Maior empresa privada de saneamento do país realiza rodada de negócios no ES

Empresas capixabas interessadas em conhecer as demandas dos grandes fornecedores do Estado e, a partir daí, ampliar suas oportunidades comerciais terão a chance de participar da Rodada de Negócios, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), em parceria com a Findes e com o Sebrae. As inscrições para o encontro virtual estão abertas e podem ser feitas até o dia 26 de janeiro.

Esta será a segunda Rodada de Negócios do programa Fornecedores em Rede e ocorrerá no dia 02 de fevereiro, das 14h às 18h, com a participação de representantes da Aegea Saneamento, maior prestadora de serviço de saneamento do segmento privado no País. A companhia pretende contratar prestadores de serviço e pequenos fornecedores locais para atender às intervenções relacionadas à Parceria Pública Privada (PPP), para a execução de obras de esgotamento sanitário nos municípios de Cariacica e de Viana.

Postado Agora

Inflação

O IPCA, se acelerou na passagem de novembro (0,89%) para dezembro (1,35%) e terminou o ano de 2020 em 4,52%. Para a Grande Vitória, a inflação em dezembro foi de 1,41% e no acumulado do ano ficou em 5,15%. (IDEIES)

Postado Agora

Bolsa

Bolsa de Valores registrou essa semana uma queda forte de 3,78% fechando aos 120.348 pontos.

Postado Agora

Estímulo

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, detalhou ontem seu Plano de Resgate Americano que pode chegar a US$ 1,9 trilhão para ajudar os americanos a resistirem ao choque econômico da pandemia

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas