Governo promove descontos e parcelamento de impostos para empresas afetadas pela pandemia
Fundada por Igor Marinelli e Gabriel Lameirinhas, a Tractian é a startup industrial de mais rápido crescimento no Brasil. Em poucos anos de atuação, a startup levou seu dispositivo de manutenção preditiva a grandes indústrias, e em janeiro de 2021, recebeu um aporte milionário da Y Combinator (W21), maior fundo early-stage do mundo, projetando chegar a 10 mil indústrias e facilities no longo prazo.
A startup Tractian, fundada por Igor Marinelli e Gabriel Lameirinhas, ficou conhecida por criar um “band-aid inteligente” que prevê falhas em equipamentos industriais e economiza tempo e dinheiro das empresas. A cada alerta de falha que envia, são em média 84 mil reais economizados, aponta a Tractian.
O cofundador da startup, Igor Marinelli, explica que “a Tractian facilita a vida dos gestores de manutenção ao eliminar rotinas de planilhas intermináveis e quebras inesperadas. Somos como um Shazam: escutamos a condição das máquinas e prevemos anomalias”.
Para expandir sua presença em indústrias e facilities, a Tractian realizou uma captação pré-seed (estágio inicial) de R$ 2 milhões. A operação teve participação do maior fundo de investimentos em empresas insurgentes do mundo, o Y Combinator (que apoiou empresas como AirBNB e Rappi) e do fundo Norte Ventures.
Além dos, fundos de venture capital (investimentos em startups), participaram dessa rodada grandes executivos como Michael Lehmann, ex-CFO da Volkswagen; Parker Treacy, CEO da Cobli, Eduardo Nadelman, Partner da Stone e Flávio Szenkier e Sharon Paskin, investidores-anjo.
Atualmente, a Tractian conta com uma carteira de 30 clientes industriais (Ambev, Suzano, Embraer, Buaiz Alimentos, Freios Master, Ciser e Shopping Morumbi, etc), 500 sensores ativos e um time de 15 colaboradores.
Leonardo Vieira, capixaba e sócio da Tractian aponta que em 2021, a startup projeta chegar a 3 mil sensores ativos e, no longo prazo, estar presente em 10 mil indústrias, shoppings e outros estabelecimentos.
Nesse ciclo de expansão, Vieira aponta que uma das grandes apostas será o setor industrial do Espírito Santo, onde a Tractian já marca presença em companhias como ArcelorMittal Tubarão, Buaiz Alimentos e Marca Ambiental.
Uma grande indústria do Espírito Santo que conta com a tecnologia da Tractian é a Buaiz Alimentos, responsável por marcas como Café Número Um e Farinha de Trigo Regina.
Eduarda Buaiz, diretora-geral da Buaiz Alimentos, destaca a importância da transformação digital para o crescimento da empresa. “A inovação é um pilar da Buaiz Alimentos e um dos motivos que permitem que uma empresa prestes a completar 80 anos mantenha o vigor e o crescimento no mercado. Há dois meses, implantamos uma solução inovadora da Tractian que garante monitoramento de duas máquinas no moinho, em tempo real, com foco na manutenção preditiva. O dispositivo traz mais confiabilidade ao processo, agilizando a análise de informações e evitando paradas na produção, o que impacta positivamente a produtividade.”
Ela acrescenta que “os investimentos da Buaiz Alimentos em tecnologia são permanentes e buscam inserir, cada vez mais, a empresa no ambiente da indústria 4.0. O uso de uma solução inovadora desenvolvida por uma start-up reforça também nossa parceria com fornecedores locais e a experiência tem sido bastante positiva”.
“A inovação faz parte dos nossos sete valores e acreditamos que esse é o caminho para ter um diferencial em um mercado competitivo. A Tractian é uma empresa que está alinhada com esse nosso propósito”, afirma Gustavo Ribeiro, diretor da Marca Ambiental
Ainda segundo Gustavo, “quando optamos pela Tractian foi com o objetivo de otimizar tempo, melhorar desempenho e reduzir custos, inclusive já tivemos falhas antecipadas pela solução deles. Essa tecnologia é uma grande ferramenta no acompanhamento e gestão dos nossos ativos que são um dos patrimônios da empresa.”
Com o band-aid inteligente da Tractian, a Marca Ambiental está monitorando equipamentos essenciais da operação e com isso, tem condição de gerir melhor suas manutenções, o que colabora com o prolongamento da vida útil e produtividade dos equipamentos.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória