Maio 2021
28
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Maio 2021
28
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Repasse de preços ao consumidor pode pressionar inflação, diz Amorim

Ao mesmo tempo em que a projeção de crescimento do PIB brasileiro vem sendo revisada para cima, a expectativa de inflação também segue uma crescente. Com essas expectativas, o economista Ricardo Amorim teme que a única saída seja uma alta na taxa básica de  juros, a Selic, que atualmente está em escandinavos 3,5%.

“Com essa projeção de inflação, vamos ter que revisar também as projeções da Selic. Muito se fala em 5% ou 6% no início do ano de quem, mas com esse cenário vejo espaço para a Selic chegar em 9%”, avalia Ricardo Amorim.

O economista avalia que a inflação pode subir rapidamente com os produtores repassando os aumentos de custo ao consumidor final.

“Tivemos aumento de custos de produção brutal, praticamente 40% nos últimos 12 meses, que não foi integralmente repassada ao consumidor. Isso é um sinal de que as margens [de lucro] foram fortemente contraídas. Se nossa economia gerar mais empregos e mais demanda, as condições para as empresas repassarem aumentos de custos vai ser maior, e a inflação pode subir a partir daí”.

"Espírito Santo precisa preparar bons profissionais para o mercado"

Ricardo Amorim avalia que o crescimento das indústrias dos EUA começou a andar de lado na última década, e o caso da Europa é mais grave. “O processo de desindustrialização já vem ocorrendo há algum tempo. Mesmo com toda a recuperação da pandemia, a Europa não voltou a atingir o nível pré-pandemia em momento nenhum.”

Com isso, existe uma janela de oportunidade para o Brasil e o Espírito Santo, que deve ser aproveitado com o avanço de reformas e investimento na educação.

“Precisamos de uma política industrial que promova mudanças estruturais e aumente a produtividade, que é o motor para aumentar a competitividade. Uma das vantagens competitivas que o Espírito Santo precisa valorizar é a de falar que está preparando bons profissionais para o mercado. Se um aluno não estiver bem preparado desde sua base educacional, nenhuma universidade vai fazer o milagre de prepará-lo. Investir em educação é o primeiro passo para desenvolver e inovar”, encerra Ricardo Amorim.

Postado Agora

Empresário abre terceira unidade de barbearia e lança franquia

Este ano o casal de empresários Fabrício e Morena Luz deu início a uma nova trajetória da Dinastia da Barba e consolidaram a franquia da empresa, que é a primeira 100% capixaba do ramo no estado. Para se tornar um franqueado, o investimento inicial é a partir de R$ 190 mil.

Postado Agora

Desemprego cresce 13% no ES

A movimentação do mercado de trabalho capixaba no 1º trimestre de 2021 revelou piora na comparação com o 1º trimestre de 2020 Houve alta de 13% no total de desocupados no estado, com 269 mil pessoas em busca por trabalho. Segundo análise do Ideies, também houve queda de 4,2% na ocupação em função, principalmente, da queda dos ocupados na informalidade. Apresentaram maior perda de ocupações as atividades de alojamento e alimentação (-16,8%) e de serviços domésticos (-16,3%).

Postado Agora

Saldo de empregos no ES

Em abril, 752 novos postos de empregos formais foram criados no Espírito Santo. Ainda que positivo, o saldo foi o menor do ano até então.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas